UAI

Fiat Uno: veja como seria a linha 2024 do compacto

O veículo continua sendo produzido na Europa com o nome de Fiat Panda

Publicidade
Conceito 'Centoventi', que provavelmente será usado no novo Fiat Panda, ganhou prêmios no Salão de Genebra 2019
Conceito 'Centoventi', que provavelmente será usado no novo Fiat Panda, ganhou prêmios no Salão de Genebra 2019 Foto: Conceito 'Centoventi', que provavelmente será usado no novo Fiat Panda, ganhou prêmios no Salão de Genebra 2019

Apesar de ter sido descontinuado em 2022, o Fiat Uno continua na Europa com outro nome. Quer dizer, de certo modo: é que o Fiat Panda, o compacto italiano que inspirou o modelo brasileiro ganhará uma nova linha para 2024.

A novidade foi anunciada pelo CEO da marca Fiat, Oliver François. O executivo comentou que a partir de 2024 todos os veículos da Fiat lançados na Europa serão 100% elétricos, e o Panda não foge disso.

Fiat Panda
Fiat Panda é previsto para 2024 e usará design Centoventi, da Fiat. Novo visual remete ao mundo dos veículos elétricos (Imagem: Divulgação)

Detalhes do Fiat Panda 2024

O início da produção da linha 2024 do Uno europeu deve começar em 2023. Há rumores de que a futura geração do veículo será muito diferente do modelo atual. Especula-se ainda que o Panda mudará de segmento, aumentando de tamanho e também seu design.

O novo Fiat Panda vai possuir a plataforma CMP, que é a mesma da próxima versão do Citroën C3. Os modelos vão compartilhar ainda a mesma gama de motores e terão eletrificação parecida. São esperadas duas opções: uma com 82 cavalos e outra com 109cv.

Interior do conceito Centoventi foi divulgado no Salão do Automóvel de Genebra, em 2019. Atenção para o panda de pelúcia na região central do painel (Imagem: Divulgação)

O 'Uno' europeu será baseado no conceito Centoventi, que, segundo, a Fiat transformará os paradigmas automotivos. Os carros com esse design terão um alto grau de personalização em itens como cores, acabamento interno, teto e até mesmo na capacidade das baterias modulares, que pode ser alterada de acordo com as preferências dos clientes para autonomia entre 100 km e 500 km.

A Stellantis já se prepara: segundo o site Moparinsiders.com, a multinacional já concluiu negociações com o governo da Sérvia para produzir a nova linha eletrificada do Panda na planta de Kragujevac, na região central do país. O modelo também será produzido juntamente com o C3 na fábrica da Stellantis em Trnava, na Eslováquia.

Assista ao vídeo e conheça o Fastback, última novidade da Fiat para o mercado brasileiro:

https://dai.ly/x8dqmbn