Apesar de ter sido descontinuado em 2022, o Fiat Uno continua na Europa com outro nome. Quer dizer, de certo modo: é que o Fiat Panda, o compacto italiano que inspirou o modelo brasileiro ganhará uma nova linha para 2024.
A novidade foi anunciada pelo CEO da marca Fiat, Oliver François. O executivo comentou que a partir de 2024 todos os veículos da Fiat lançados na Europa serão 100% elétricos, e o Panda não foge disso.
Detalhes do Fiat Panda 2024
O início da produção da linha 2024 do Uno europeu deve começar em 2023. Há rumores de que a futura geração do veículo será muito diferente do modelo atual. Especula-se ainda que o Panda mudará de segmento, aumentando de tamanho e também seu design.
O novo Fiat Panda vai possuir a plataforma CMP, que é a mesma da próxima versão do Citroën C3. Os modelos vão compartilhar ainda a mesma gama de motores e terão eletrificação parecida. São esperadas duas opções: uma com 82 cavalos e outra com 109cv.
O 'Uno' europeu será baseado no conceito Centoventi, que, segundo, a Fiat transformará os paradigmas automotivos. Os carros com esse design terão um alto grau de personalização em itens como cores, acabamento interno, teto e até mesmo na capacidade das baterias modulares, que pode ser alterada de acordo com as preferências dos clientes para autonomia entre 100 km e 500 km.
A Stellantis já se prepara: segundo o site Moparinsiders.com, a multinacional já concluiu negociações com o governo da Sérvia para produzir a nova linha eletrificada do Panda na planta de Kragujevac, na região central do país. O modelo também será produzido juntamente com o C3 na fábrica da Stellantis em Trnava, na Eslováquia.
Assista ao vídeo e conheça o Fastback, última novidade da Fiat para o mercado brasileiro: