Quem acompanha o VRUM já sabe que a Fiat Titano, caminhonete que chegará ao mercado nos próximos meses, será um clone da Peugeot Landtrek. Vale lembrar que as duas marcas integram o Grupo Stellantis. Agora, contudo, um flagra confirma que as duas picapes serão praticamente idênticas: apenas a grade dianteira distingue os dois modelos.
Enquanto a Peugeot Landtrek exibe um componente com um contorno cromado, em formato de U invertido, na Fiat Titano esses elementos formam duas barras: uma na parte de cima e outra na base da grade dianteira da caminhonete. A trama da peça também parece ser diferente. No mais, apenas os logotipos dos fabricantes são distintos, já que para-choque e faróis são idênticos em ambas as picapes.
O flagra ocorreu na fábrica da Nordex, no Uruguai, que já está produzindo as duas picapes. Essa empresa é nativa do país, mas monta, sob licença, veículos de diferentes marcas. É esse, inclusive, o caso da Fiat Titano e da Peugeot Landtrek, que terão cidadania Sul-Americana graças a um acordo com a Stellantis.
Vale destacar que apenas a Fiat Titano será importada para o Brasil: devido à falta de aceitação da Peugeot no segmento de caminhonetes, a Stellantis decidiu comercializar a Landtrek somente em outros países do continente. As fotos são do site Motor1 Argentina.
Como será a nova caminhonete Fiat Titano?
A Fiat Titano é uma caminhonete maior que a Toro, de porte semelhante ao de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Assim como essas concorrentes diretas, a novidade terá construção sobre chassi. O projeto tem origem chinesa e, na terra natal, há uma terceira irmã-gêmea: a Changan Hunter.
O motor da Fiat Titano será um 2.2 turbodiesel, conhecido como BlueTech. Trata-se da mesma unidade que equipa as vans Jumper, Boxer e Ducato, porém, na caminhonete, ela terá um acerto diferente, para entregar potência na casa dos 180cv. Também não faltarão câmbio automático e tração 4x4 com reduzida.