Toda a indústria automobilística tem investido pesado nos carros elétricos. Inclusive a Ford, que entrou nesse segmento com o Mustang Mach-E. Porém, ao que parece, marca estadunidense também aposta nos veículos a combustão. Tanto que acaba de apresentar, no país de origem, a linha 2023 das caminhonetes Super Duty, formada pelos modelos F-250, F-350 e F-450, cuja maior novidade é um enorme motor V8 6.8 a gasolina!
A novidade substitui um motor V8 da mesma família, porém de menor deslocamento, de "apenas" 6,2l. A gama, entretanto, conta também com uma opção maior: um V8 7.3, também a gasolina, conhecido como Godzilla. Na verdade, trata-se, grosso modo, do mesmo propulsor, sendo que, no primeiro, os pistões têm menor curso. Há ainda um V8 6.7 turbodiesel, com nada menos de 145kgfm e 482cv.,
Em termos tecnológicos, essa família de motores V8 não impressiona. Pelo contrário: o bloco é de ferro fundido, há apenas duas válvulas por cilindro e não há tecnologias de sobrealimentação. Por outro lado, graças à enorme cilindrada, ela entrega muito torque, que é o mais importante para caminhonetes de grande porte. E esse é justamente o caso da gama Super Duty, a maior entre as picapes da Ford.
Até o momento, os dados técnicos do motor V8 6.8 ainda não foram divulgados, já que as vendas da gama Ford Super Duty só começarão em 2023. Contudo, devem ficar ligeiramente abaixo ao relação aos do 7.3, que desenvolve 65,7kgfm de torque, além de 436cv de potência. As caminhonetes trazem ainda tração 4x4 e câmbio automático de 10 marchas.
Na terra do motor V8
Os norte-americanos são verdadeiros aficionados por motores V8. Desde o início do Século XX até hoje, vários fabricantes instalados no país desenvolveram propulsores desse tipo. O auge ocorreu durante a década de 1960, com os muscle-cars. E, embora o 6.8 da Ford impressione, a indústria local já produziu unidades até maiores, com cilindradas superiores a 8,0l.
Curte caminhonetes com motor V8? Então assista ao vídeo e conheça a RAM 1500 Rebel, que está à venda no Brasil!