UAI

Importadora no Brasil, Ford comemora produção na Argentina

Caminhonete atingiu a marca de 1 milhão de unidades fabricadas no país vizinho

Publicidade
Ford fabrica a caminhonete Ranger na Argentina desde 1996
Ford fabrica a caminhonete Ranger na Argentina desde 1996 Foto: Ford fabrica a caminhonete Ranger na Argentina desde 1996

A Ford está comemorando a marca de 1 milhão de unidades da caminhonete Ranger produzidas em General Pacheco, na Província de Buenos Aires, na Argentina. A fabricação por lá começou 1996 e permaneceu praticamente ininterrupta ao longo de 27 anos. Durante esse período, a picape sempre foi importada do país vizinho para o Brasil.

A fábrica da Ford em General Pacheco, inclusive, abastece não somente o mercado brasileiro, mas vários outros países da América Latina com a caminhonete Ranger. De acordo com a multinacional, nada menos que 70% do total de picapes produzidas na unidade industrial argentina destinam-se à exportação.

Aproveitando-se da marca histórica alcançada na Argentina, a Ford aproveitou para lembrar que a produção da futura geração da Ranger já está confirmada no país vizinho. A adequação da fábrica à nova picape demandou investimentos de aproximadamente US$580 milhões, valor que equivale a mais de R$3 bilhões.

Essa notícia desperta uma certa inveja no povo brasileiro. Afinal, enquanto comemora números de produção e investe na Argentina, a Ford vive uma situação oposta no Brasil. Por aqui, a multinacional fechou as fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) em janeiro de 2020. No ano anterior, a unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP) já havia sido desativada.

Gama Ford, incluindo caminhonete Ranger, é importada

Desde então, a empresa atua no Brasil como importadora: a gama atual inclui produtos de maior valor, todos provenientes de Estados Unidos, México, China e Uruguai, além da Argentina. O modelo mais em conta da linha no país é o SUV Territory, cujos preços partem de R$216.120. A estratégia da Ford é a de priorizar veículos de segmentos superiores.

Em todo o mundo, a empresa tem apostado em especial nos segmentos de SUVs e picapes, enquanto, na outra ponta, vem deixando de oferecer modelos compactos e de menor valor agregado. A multinacional, inclusive, fechou fábricas também na Índia. Ruim para os brasileiros, bom para os argentinos, que seguem produzindo a Ranger por lá.

Já testamos a caminhonete Ford Ranger FX4: assista ao vídeo! 

https://www.youtube.com/watch?v=EQbu9iueGqw