UAI

Ford idealiza tecnologia de assentos para cães

O sistema incluiria tecnologia para detectar se há algum animal de estimação no banco do passageiro; caso tenha, o assento se adaptaria para acomodá-lo

Publicidade
O assento se ajustaria em até 30 posições para acomodar o cachorro
O assento se ajustaria em até 30 posições para acomodar o cachorro Foto: O assento se ajustaria em até 30 posições para acomodar o cachorro

O interior dos carros são projetados para humanos, e não para cães – isso é óbvio. Mas e se existisse uma tecnologia capaz de adaptar esse espaço nos veículos para acomodar os nossos amigos de quatro patas? A Ford está trabalhando para tornar isso possível!

A marca estadunidense entrou com um pedido de patente recente para um sistema de detecção de animais de estimação. A tecnologia monitoraria o espaço interno do carro e ajustaria o assento, caso necessário, para transportar o cachorro ou gato.

A patente foi publicada no dia 10 de novembro. A sua descrição lista 64 pontos separados que explicam como o sistema funcionaria.

O sistema funciona por meio de câmeras

Por meio de câmeras, o sistema idealizado pela Ford reconheceria se há algum animal de estimação no banco do passageiro. Em caso afirmativo, ele ativaria um controlador de Bluetooth para reclinar o assento (para atrás ou para frente), de modo a criar "uma cama" confortável para o cachorro.

Ao mesmo tempo, o controlador seria capaz de detectar qualquer movimento do animal no interior da cabine para, assim, configurar automaticamente os assentos com base na posição do pet.

A tecnologia avalia o tamanho do animal também. Se ele for considerado grande (com mais de 22kg por exemplo), o sistema se adaptará para acomodar tal peso.

Segundo o pedido de patente, é possível que o assento seja programado para se ajustar em até 30 posições diferentes.

Dessa forma, o carro Ford garantirá que a viagem seja um tanto quanto aconchegante para os nossos companheiros de quatro patas!

A Ford já entrou com outros pedidos de patentes para animais de estimação

Em fevereiro, a Ford se tornou notícia após seu pedido de patente relacionado a um sistema que permitiria aos motoristas controlar a temperatura do carro, a música e outros funções por meio do celular.

A ideia por trás disso era garantir um espaço agradável e seguro aos cachorros e gatos, caso eles fossem deixados, momentaneamente, no carro pelos motoristas quando eles precisassem resolver algo na rua.

O VRUM testou uma Ford Ranger FX4 3.2 Turbo; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=EQbu9iueGqw