Com as mudanças no regulamento da Fórmula 1 para as próximas gerações de motores, a Audi acaba de se tornar a nova participante da competição máxima do automobilismo. A marca de luxo desenvolverá especialmente para as corridas de F1 um novo motor, que será projetado e fabricado na planta de Neuburg, Alemanha, nas instalações da Audi Sport.
Trata-se da primeira vez em mais de uma década que uma unidade de potência da Fórmula 1 será construída na Alemanha.
A informação foi anunciada pela Audi em coletiva de imprensa no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps. O evento contou com Markus Duesmann, presidente da AUDI AG; Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico; Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1; e Mohammed ben Sulayem, presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).
Segundo Duesmann, o automobilismo é parte integrante do DNA da Audi.
“A Fórmula 1 é um palco global para nossa marca e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador. A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia em nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos. Afinal, a Fórmula 1 e a Audi buscam objetivos claros de sustentabilidade”.
Markus Duesmann.
A entrada da Audi na Fórmula 1 marca a conclusão de sua reestruturação no automobilismo.
Fórmula 1: uma palco para os supercarros da Audi
Reconhecida globalmente pela sua tecnologia avançadas e corridas de máximo desempenho, a Fórmula 1 foi vista como uma oportunidade bastante interessante para a Audi.
A série de corridas é um dos eventos esportivos de maior alcance do mundo. Em 2021, ela contou com mais de 1,5 bilhão de telespectadores.
Ao mesmo tempo, a competição realiza corridas em todos os mercados relevantes da Audi. Ela é uma plataforma um tanto quanto atraente para os carros de corrida eletrificados mais relevantes do mundo. Por isso, nada mais conveniente que a marca alemã assuma o desafio de provar as suas capacidades nesse ambiente competitivo de tamanha visibilidade.
Uma parceria sustentável
A Fórmula 1 já estabeleceu meta ambiciosa para 2030: até lá, pretende se tornar uma competição neutra em carbono. Sendo assim, a partir de 2026, suas novas regras técnicas serão aplicadas para focar em maior eletrificação e combustível sustentável. Ao mesmo tempo, em 2023, além do limite de custos existente para as equipes, um limite de custos para os fabricantes motores será introduzido.
A Audi, por sua vez, combina com os propósitos da F1 por também se posicionar como uma marca que investe esforços na sustentabilidade e na mobilidade de emissão zero.
“Em vista dos grandes saltos tecnológicos que a competição está dando em direção à sustentabilidade em 2026, podemos falar de uma nova Fórmula 1. A Fórmula 1 está se transformando e a Audi quer ativamente apoiar esta jornada. Uma estreita ligação entre o nosso projeto de Fórmula 1 e o departamento de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG permitirá diversas sinergias”.
Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico
A partir de 2026, as novas as unidades de potência da Audi para a F1 deverão ser formadas por um motor elétrico, bateria, unidade de comando eletrônico e um motor a combustão. Isso significa uma mudança considerável em comparação aos atuais sistemas da competição.
O motor elétrico será quase tão potente quanto o motor a combustão, que tem potência de cerca de 543,8cv. Os motores turbo de 1.6 litro funcionam com combustível sustentável avançado – também um pré-requisito para a entrada da Audi na competição.
Desenvolvimento da unidade de potência em Neuburg
A unidade de potência será construída no centro de competência de última geração da Audi Sport Motorsport em Neuburg, na Alemanha.
Segundo Julius Seebach, o diretor administrativo da Audi Sport que organizou a entrada na Fórmula 1 como parte do realinhamento do automobilismo da Audi, a equipe irá se basear na experiência de seus funcionários do automobilismo para desenvolver as unidades, além de investir em centro de automobilismo e recrutar novos profissionais altamente especializados.
"Em Neuburg já existem bancadas de teste para motores de F1, bem como para testes de motores elétricos e baterias. Os preparativos adicionais necessários estão sendo feitos em termos de pessoas, edifícios e infraestrutura técnica, com tudo o que é essencial para estar pronto até o final do ano. Uma empresa separada foi fundada recentemente para o projeto da unidade de potência como uma subsidiária integral da Audi Sport".
Julius Seebach
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