Tempestades de inverno têm provocado frio intenso nos Estados Unidos, em Estados como o Maine e Nova York. Além do cancelamento de voos e falta de energia elétrica, muitas mortes já foram registradas, algumas em estradas. Mas, como os americanos preparam, ou deveriam preparar, o carro para o frio rigoroso, condição inexistente no Brasil?
O site Autoblog reuniu dicas preciosas para essa ocasião. Mais que preparar o carro para transitar sobre neve e gelo, é preciso estar prevenido porque algum imprevisto pode acontecer. Nesse caso, o carro pode se transformar em um abrigo por muitas horas. Mesmo que não esteja em um lugar deserto, muitas vezes andar no frio, com vento e rajadas de neve, não é uma opção.
Saiba o que carregar no carro
Várias dicas são apenas para os ocupantes do veículo ficarem parados em segurança, seja para que o acesso seja liberado ou recebam socorro. Assim, o primeiro cuidado é não transitar com o veículo com o tanque de combustível vazio. Imagine poder contar com o sistema de aquecimento do carro? Pode parecer exagero, mas essa pode ser a diferença entre se manter vivo ou morrer de hipotermia.
Para se alimentar, barras energéticas e comida enlatada são boas opções para manter no carro. A água deve estar acondicionada de forma que não congele. Ter à mão cobertor, saco de dormir e roupas de inverno são importantes para manter os ocupantes aquecido no frio. Se manter seco também é fundamental. Então, se a pessoas acabar se molhando, é bom ter roupas secas para trocar.
Várias ferramentas também podem ser úteis nessa situação, como uma pá dobrável, bateria auxiliar, cabos para "chupeta", lanterna, compressor e ar para os pneus, cintas de reboque, prancha de tração, martelo de vidro, carregador de celular e sinalizador de emergência, para que o carro se avistado sob baixa visibilidade.
Como preparar o carro para rodar?
- Pneus de inverno
Os pneus de inverno utilizam compostos que resistem ao endurecimento causado pela baixa temperatura, mantendo a elasticidade e a aderência sobre neve ou gelo. O desenho da banda de rodagem também é feito para "limpar" neve e lama. De nada adianta contar com um sistema de tração nas quatro rodas sem pneus que garantam a aderência para acelerar, frear e virar.
- Limpadores de para-brisa
Também existem limpadores de para-brisa especiais para o inverno. A diferença está na borracha, que se mantém flexível em baixa temperatura. Naquele mercado também existe um fluido especial, com anticongelante, para lavagem dos vidros.
- Fluidos
Alguns manuais do fabricante recomendam o uso de óleo lubrificante mais fino em temperaturas extremamente baixas, já que o frio tende a engrossar o fluido. O mesmo vale para o óleo usado na transmissão. Para o combustível, eles recomendam o uso de um aditivo para que o diesel não mude seu estado.
- Limpeza
Para preservar a pintura, o carro deve ser lavado e encerado antes do inverno. Depois é importante manter o carro limpo para que a a areia e o sal presentes no gelo não atuem como uma lixa na carroceria.
Bateria perde eficiência no frio
A bateria é menos eficiente em baixa temperatura, então é preciso se certificar que ela esteja em boas condições. O mesmo é válido para as baterias dos carros elétricos. A maior recomendação é não descuidar das recargas, já que a autonomia fica reduzida no frio.
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Entre as dicas de inverno para os elétricos é utilizar recursos como sistemas de degelo do para-brisa ou dos retrovisores enquanto o carro ainda está "plugado" na estação de recarga. Da mesma forma, se o motorista ficar no carro esperando alguém próximo a uma estação de recarga, mesmo que as baterias estejam boas, ligue o carro na tomada para manter o aquecimento sem perder autonomia.