Em locais onde o trânsito costuma ser intenso, os semáforos acabam delongando ainda mais o tempo que as pessoas gastam dentro dos veículos durante o trajeto. Pensando nisso, uma nova iniciativa do Google acaba de ser criada com o objetivo de regular os sinais e aliviar os congestionamentos. Mas, como?
Bom, a ideia é que o gigante da Internet utilize dados de redes celular e satélites para monitorar as condições de tráfico em tempo real e, assim, ajustar os semáforos de acordo com o possível para descongestionar o fluxo de veículos.
Dessa forma, o Google pretende melhorar o trânsito. Por exemplo, se em determinado momento uma via estiver bastante congestionada, ele programará os semáforos para que a luz verde fique acesa por mais tempo, permitindo uma fluidez maior de carros para aliviar um pouco o engarrafamento.
O projeto piloto está sendo desenvolvido na região da Ática, na Grécia, onde está localizada a capital Atenas.
Governo da Ática está negociando acordos com o Google
Como informou a CNN Grécia, o governado regional da Ática, George Patoulis, em breve, firmará um acordo com a empresa Google. Com isso, as autoridades locais pretendem reduzir o congestionamento especialmente de Atenas, onde o trânsito costuma ser bastante pesado em função das ruas estreitas e lotadas - seja de turistas ou de locais.
Se este projeto piloto der certo, os motoristas da região conseguirão, então, se deslocar com mais tranquilidade, principalmente nos horários de pico.
Ainda de acordo com a CNN, o contrato será oficializado nos próximos dias e o próprio Google divulgará mais informações sobre a iniciativa.
Além disso, em entrevista à rede pública de TV grega ERT1, Kimon Logothetis, consultor de segurança rodoviária da região da Ática, mencionou ainda que o envolvimento do Google aumentará significativamente a precisão dos horários estimados de chegada e sugestões de rotas alternativas no Google Maps.
Como dito, a princípio, o novo projeto do Google será colocado em prática somente na Grécia. Porém, se a ideia vir a ser um sucesso, nada impede que ela chegue em outras países também. Veremos em breve...
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!