Em testes no país desde o início do ano, o novo Haval H6 acabou de ser lançado pela Great Wall Motors na China. De formato híbrido, ele será o mais novo concorrente do Caoa Chery Tiggo 8 Pro e do Jeep Compass 4xe, cuja faixa de preço está próxima dos R$300 mil.
O utilitário é o primeiro carro da GWM a ser lançado no Brasil e deve chegar nas versões híbrida e híbrida plug-in. Inicialmente, o veículo será importado da China, mas a produção nacional já começa no ano que vem, em Iracemápolis (SP).
O Haval H6
A GWM lançou o Haval H6 na China em duas versões, as mesmas esperadas para o Brasil. Na versão "normal", o SUV médio tem um motor 1.5 turbo combinado a um elétrico, capazes de desenvolverem juntos 243 cv de potência e 54 kgfm de torque.
A versão plug-in tem um conjunto de baterias maiores, que podem ser carregadas em tomadas e carregadores. Assim, o veículo é capaz de rodar apenas com eletricidade e sua autonomia passa de 100 km. Essa versão alcança 326 cv de potência.
A fabricante chinesa divulgou que o a versão plug-in do Haval H6 pode rodar mais de 1.000 km com os dois motores combinados. Esse valor, contudo, será colocado à prova pelo Inmetro, que costuma fazer avaliações mais rígidas que as do órgão fiscalizador da China.
No design, a versão convencional tem uma grade octogonal e abertura próxima ao para-choque. Já a plug-in tem acabamento frontal diferenciado - ela já foi flagrada em terras brasileiras, indicando uma provável chegada da versão.
O SUV médio tem 4,68 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,73 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 600 litros, que podem chegar a 1.485 l ao se deitar os bancos traseiros.
A central multimídia do Haval H6 tem tela de 12,3 polegadas e o painel de instrumentos digital, 10,2". Há conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de um carregador de celular por indução. O câmbio é por botão giratório ao invés de alavanca.
Made in Brazil
A Great Wall Motors está entrando no mercado brasileiro atraída pelo sucesso da conterrânea Caoa Chery, que agora aposta numa linha completa de SUVs e eletrificados. O grupo chinês comprou a fábrica de Iracemápolis (SP), que pertencia à Mercedes-Benz.
O Vrum foi até a Itália conhecer o Jeep Compass 4xe, um dos principais concorrentes do Haval H6. Clique no vídeo e assista já: