Você se lembra do Hyundai i30? O hatch médio, que já fez sucesso no Brasil, está ausente do mercado local desde 2015, mas segue à venda no exterior. O futuro dele, porém, é incerto: é o que revelou Albert Biermann, consultor técnico da Hyundai, em uma declaração.
"Por quanto tempo nós vamos continuar (com o Hyundai i30)? É difícil dizer neste momento: não há uma resposta para o mercado global. Definitivamente, para diferentes mercados regionais, existem diferentes desafios e estratégias.”
Albert Biermann, executivo da Hyundai
Biermann disse ainda que em alguns mercados, como na Europa, a Austrália e na Índia, o Hyundai i30 mantém bom desempenho comercial. Porém, destacou que as vendas de hatches médios em outros mercados estão em declínio: neles, os consumidores têm preferido SUVs compactos e veículos elétricos. O executivo fez essas declarações ao portal Drive.
Uma das possibilidades seria transformar o Hyundai i30 em um SUV compacto. Vários fabricantes, inclusive, já vêm adotando essa estratégia: é o caso, por exemplo, da Toyota, com o Corolla Cross, e da Mitsubishi, com o Eclipse.
Porém, vale lembrar que a Hyundai já conta com o modelo Kona nesse segmento, que inclusive utiliza a plataforma do i30, o que poderia gerar concorrência interna. Outra opção seria manter o hatch médio apenas nos mercados em que ele ainda tem boa aceitação, com atualizações superficiais.
Seja como for, as perspectivas para o Hyundai i30 são, no mínimo, nebulosas. Vale lembrar que o modelo já deixou de ser vendido em alguns mercados, justamente devido aos baixos números de vendas: nos Estados Unidos, o modelo está ausente desde 2020.
Hyundai i30 no Brasil e no mundo
Em nível global, a história do Hyundai i30 começou em 2007, com o lançamento da primeira geração. Em 2009, o modelo chegou ao Brasil, onde disputou a liderança do segmento de hatches médios com o Ford Focus. O mercado nacional chegou a receber também a perua da gama, batizada de i30 CW.
Já a segunda geração do Hyundai i30 estreou em 2011 e desembarcou no ano seguinte. Por aqui, porém, o modelo não repetiu o sucesso do antecessor, registrando vendas tímidas. Entre as causas da perda de mercado, estava a redução da cilindrada do motor de 2.0 para 1.6.
O Grupo Caoa, representante local da marca, chegou a trazer lotes equipados com mecânica 1.8, mas era tarde: as importações foram encerradas em 2015, embora fim da comercialização só tenha sido confirmado em 2017. Àquela altura, já havia ocorrido o lançamento mundial da terceira e última geração: o lançamento do Hyundai i30 atual ocorreu em 2016, mas ele nunca desembarcou no Brasil.
Vídeo mostra como eram as vendas de automóveis no Brasil há exatos 10 anos: assista e saiba como o Hyundai i30 se saía diante da concorrência em 2012!