UAI

Fora de linha no Brasil, Hyundai Sonata ganha visual bizarro nos EUA

Atual geração, que nunca foi unanimidade quando o assunto é design, adotou linhas retilíneas e agressivas (talvez até demais)

Publicidade
Dianteira ganhou linhas retas, incluindo barra iluminada com LEDs
Dianteira ganhou linhas retas, incluindo barra iluminada com LEDs Foto: Dianteira ganhou linhas retas, incluindo barra iluminada com LEDs

Lembra do Hyundai Sonata? O sedan, que esteve presente no mercado brasileiro entre os anos de 2010 e 2013, prosseguiu no exterior e, agora, acaba de ganhar uma atualização. Trata-se de uma reestilização, que alterou, em especial a dianteira da atual geração, que está em produção desde 2019. O novo visual acaba de estrear nos Estados Unidos, principal mercado consumidor do modelo.

É na dianteira que o Hyundai Sonata exibe a maior parte das alterações de estilo. Ali, os elementos mais marcantes são as luzes de rodagem diurnas interligadas por uma faixa horizontal, além dos faróis integrados às entradas de ar do para-choque. De maneira geral, o estilo lembra o do SUV Kona, que tem ditado as tendências de design para os demais modelos da marca.

A reestilização envolveu também a traseira do Hyundai Sonata, mas, ali, o aspecto é mais tradicional. As lanternas também estão interligadas por uma faixa luminosa de LEDs: o visual lembra um pouco o do atual HB20S. Já as laterais permaneceram praticamente inalteradas, recebendo apenas novos conjuntos de rodas.

Por outro lado, o interior do Hyundai Sonata mudou bastante. Reprojetado, o painel recebeu duas telas flutuantes de 12,3 polegadas, que exibem os instrumentos e os recursos de infotenimento. A marca, porém, ainda mantém botões físicos para acionar a maioria dos comandos, conforme havia prometido. No mais, há também um novo volante.

Hyundai Sonata com visual antigo já era estranho

Hyundai Sonata 2020 cinza de frente estacionado
Antes da reestilização, design do sedan já dividia opiniões

Apesar de a reestilização ter dado um aspecto no mínimo polêmico ao Hyundai Sonata, o fato é que o sedan já dividia opiniões anteriormente. Antes da atualização, a atual geração, que é a oitava em âmbito global, exibia um design menos retilíneo, mas ainda assim incomum.

Para alguns leitores do VRUM, a grade de enormes dimensões, junto com os faróis espichados, deixavam o modelo com "cara de bagre". Desse modo, apesar da bizarrice, o novo visual pode não representar, necessariamente, um retrocesso em relação ao estilo.

Carros que marcaram época no Brasil: confira, em vídeo, o listão elaborado pela equipe VRUM!

https://youtu.be/URABCRDzn_E