O balanço de 2022 será bastante positivo para o Grupo Hyundai. Uma projeção da Bloomberg indica que o conglomerado sul-coreano obteve receita recorde no ano passado. Assim, deve se manter à frente da General Motors (GM) e encerrar o ano no terceiro lugar global em vendas de veículos. Outros gigantes, como a Stellantis e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, estão em posições mais baixas.
Em 2021, Grupo Hyundai, que engloba também as marcas Kia e Genesis, já havia alcançado um resultado expressivo, com um total de 6,6 milhões de veículos comercializados em todo o planeta. Esse número foi inferior apenas aos alcançados por Toyota e Volkswagen, que somaram, respectivamente, 10,5 milhões e 8,9 milhões de unidades.
Outro dado relevante é que o Grupo Hyundai foi um dos poucos do setor automobilístico que conseguiu crescer durante a pandemia. Outros conglomerados, como a GM, detentora da marca Chevrolet, enfrentaram dificuldades de produção devido à escassez de alguns componentes, em especial de semicondutores.
Hyundai no Brasil
No Brasil, a marca Hyundai também vem obtendo bons resultados comerciais. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que a Hyundai está em quarto lugar no mercado, atrás de Chevrolet, Fiat e Volkswagen, nessa ordem. Trata-se de um ótimo resultado para uma multinacional que começou, efetivamente, a produzir no país há exatos 10 anos.
Em âmbito global, a Hyundai também é uma multinacional relativamente jovem, com apenas 55 anos de existência. Fundada em 1967, a multinacional lançou o primeiro carro em 1975. Em 1998, adquiriu a então concorrente Kia, após uma violenta crise econômica nos países asiáticos. Desde a virada do século, o grupo vem gradativamente aumentando a própria participação no mercado global.
Em 2022, a principal novidade da Hyundai foi o HB20 reestilizado: assista ao vídeo e saiba tudo sobre o modelo, que chegou a liderar as vendas durante alguns meses!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no Youtube!