O bilionário britânico Jim Ratcliffe está utilizando sua fortuna adquirida com empreendimentos petroquímicos para produzir o novo jipe Ineos Grenadier, modelo 4x4 que promete reviver as linhas marcantes e todo o estilo do antigo Land Rover Defender 110.
O empresário dono da Ineos travou uma briga judicial com a Land Rover e venceu. Ele tentou comprar os moldes do Defender, mas não conseguiu. Apesar disso, por meio de um processo, ele conseguiu lançar o seu Grenadier - nome que homenageia seu pub favorito de Londres.
O Ineos Gradier conta com os mesmos detalhes marcantes de um Defender clássico: estilo quadrado robusto, com faróis redondos e escadinha na traseira. Do lado de dentro, o modelo também traz um console largo e o volante bem próximo da porta.
Ineos Grenadier tem conjunto mecânico robusto
Mesmo com todo o visual retrô, o modelo não retrocedeu o suficiente para deixar de ser uma nova promessa para o mercado automotivo: ele traz motores confiáveis e de alta tecnologia, uma das melhores transmissões automáticas de todos os tempos e uma excelente qualidade de direção.
A estrutura do Ineos Grenadier 4x4 combina um chassi fabricado pela alemã Gestamp, com dois eixos de viga sólida, fabricados pelo grupo Carraro, da Itália. O modelo conta com transmissão automática de 8 marchas e, pensando no off-road, a tração pode chegar a ter até três diferenciais.
O motor é turbo 3.0l de seis cilindros, com opção de diesel ou gasolina. Já à venda na Europa e Austrália, o veículo está sendo produzido numa fábrica da França que anteriormente era utilizada para a produção do Smart Fortwo. De lá, também serão produzidos os Ineos Grenadier exportados para os Estados Unidos e, talvez um dia, Brasil.
- Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas