UAI

Jeep Cherokee pode sair de linha devido a fechamento de fábrica

Stellantis comunicou fechamento, por tempo indeterminado, da unidade industrial que produz o SUV e a demissão de parte dos funcionários

Publicidade
Atual geração do SUV chegou a ser importada para o Brasil
Atual geração do SUV chegou a ser importada para o Brasil Foto: Atual geração do SUV chegou a ser importada para o Brasil

Lembra-se do Jeep Cherokee, que já teve diferentes gerações importadas para o Brasil? Pois ele tem um futuro no mínimo incerto, uma vez que o Grupo Stellantis anunciou a interrupção, por tempo indeterminado, das atividades na fábrica que produz o SUV, em Belvidere, Illinois, nos Estados Unidos. Cabe ressaltar que o Grand Cherokee, que é outro modelo, segue em produção normalmente.

De acordo com veículos de imprensa dos Estados Unidos, como o The Drive, a Stellantis não revela detalhes sobre o caso. O comunicado não informa, por exemplo, se há a possibilidade de a fábrica retomar as atividades futuramente. Porém, a empresa explicou que o fechamento ocorrerá a partir de 28 de fevereiro de 2023 e ainda que demitirá parte dos 1.350 funcionários da unidade industrial.

Até existe uma chance de que a linha de produção do Jeep Cherokee seja transferida para outra fábrica, como a de Toluca no México, possibilidade a Stellantis também não confirmou. Contudo, como as vendas do SUV estão em baixa nos Estados Unidos - já caíram 61% ao longo de 2021, em comparação ao ano anterior -, o fim da linha realmente parece ser o destino mais provável.

O fechamento da fábrica, claro, gerou protestos de trabalhadores e também do sindicato da classe. Os metalúrgicos alegam que a multinacional deveria produzir carros elétricos na unidade de Belvidere. Afinal, recentemente, a multinacional anunciou que investirá US$31,6 bilhões (valor que equivale a cerca de R$168,2 bilhões) no desenvolvimento de veículos desse gênero até 2025.

Informações extraoficiais indicam que um desses futuros carros elétricos poderá ser justamente a nova geração do Jeep Cherokee. Todavia, essa informação também não tem confirmação do fabricante, pelo menos até o presente momento.

Jeep Cherokee já está fora do mercado brasileiro

A Jeep já ofereceu diferentes gerações do Cherokee no Brasil, sempre via importação: a primeira linhagem do SUV chegou ao país em 1994. A atual safra também chegou a ser vendida por aqui, mas deixou de ser oferecida em 2015.

Na falta do Cherokee, que tal um Jeep Commander? Assista ao vídeo com a avaliação do SUV:

https://www.youtube.com/watch?v=Y6GSzpWs-FM