O Jeep Willys foi criado para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, mais tarde, o veículo foi utilizado para uso civil, inicialmente com o modelo CJ-2A, em 1945, e depois com o CJ-3A, em 1949. Estes foram percursores do CJ-3B, modelo que completa 70 anos, tendo sido lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953.
Para os brasileiros, o CJ-3B é emblemático porque foi o primeiro Jeep Willys a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, na planta de São Bernardo do Campo (SP). Assim como todos os outros veículos da família CJ da marca, o 3B tinha carroceria compacta e era destinado ao uso em qualquer terreno.
Como diferenciais em relação aos modelos anteriores, o Jeep Willys CJ-3B apresentava grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane. Por esse motivo, ele acabou recebendo outro apelido popular na época: “cara de cavalo”.
O Jeep Willys, como ficou popularmente conhecido no Brasil, foi produzido e vendido por aqui até a década de 1980. Porém, a partir de 1967, a fabricação ficou sob a batuta da Ford, que adquiriu a Willys. Hoje, o legado do modelo está materializado no Jeep Wrangler, seu herdeiro direto.
Jeep Willys CJ-3B participou de expedição de São Paulo ao Alasca
Para celebrar os 70 anos do lendário Jeep Willys CJ-3B, nada como relembrar algumas de suas muitas aventuras. Em 1955, por exemplo, aconteceu a famosa Operação Abacaxi, expedição realizada por três escoteiros, Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly, a bordo do CJ-B3.
Os aventureiros saíram de São Paulo com destino ao Canadá para participar do Jamboreee, encontro mundial de escotismo. A viagem foi um sucesso e o veículo não apresentou nenhum defeito mecânico durante todo o percurso. Assim, ela acabou sendo ampliada até o Alasca.
Entre a ida e a volta, os escoteiros rodaram cerca de 73 mil quilômetros a bordo do Jeep Willys CJ-3B em pouco mais de um ano, passando por 19 países e vivendo histórias incríveis. A expedição acabou inspirando um livro: “Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi”.
O Jipe Willys utilizado na viagem já continha um grande conteúdo de peças e acessórios nacionais. Alguns fabricantes de autopeças ajudaram a financiar a empreitada, que recebeu esse nome pois os componentes locais eram considerados “abacaxis”.
O vídeo abaixa relata o emocionante retorno de Hugo Vidal ao Alasca, mais de seis décadas depois. Confira:
O CJ-3B também teve uma versão militar
O Jeep Willys CJ-3B, fabricado para uso civil, também teve uma versão militar, o M606, que foi produzido nos Estados Unidos até 1968. Ao todo foram cerca de 155 mil unidades fabricadas.
O VRUM já testou o Jeep Wrangler Rubicon confira o vídeo!