Nós já falamos aqui sobre uma modinha de furto de carros da Kia e Hyundai nos Estados Unidos. Como uma solução temporária, até que a atualização de softwares seja aplicadas a todas as unidades envolvidas, as marcas coreanas estão distribuindo arcaicas travas de volante, um "doce" retorno aos anos 1990.
Como os modelos da Kia e Hyundai envolvidos no desafio de furtos popularizados no Tik Tok não traziam imobilizadores de motor, podiam ser facilmente levados. Para praticar o crime, os tiktokers precisam apenas de um cabo USB. Eles retiram uma tampa plástica da coluna de direção, plugam o equipamento e dão a partida no motor.
Kia e Hyundai fazem atualização d software
De acordo com a Bloomberg, 3 milhões de veículos devem ganhar atualização de software para impedir a onda de furtos. A Hyundai já lançou atualização para 1 milhão de veículos, e, até lá, não seria má ideia recorrer às velhas travas de volante para não entrar para a estatística do desfio do Tik Tok que ficou conhecido como “Kia Challenge” ou “Kia Boys”.
Somente na cidade de Nova York, a polícia prendeu 109 suspeitos de roubo de algum modelo das marcas coreanas. No Condado de Mecklenburg, no Estado da Carolina do Norte, a polícia afirmou que 80% de todos os veículos roubados no distrito no ano passado eram modelos dessas marcas coreanas.
Alguns estados e municípios nos Estados Unidos consideraram a hipótese de processar Kia e Hyundai devido aos furtos. As marcas coreanas se defendem, alegando que as ações foram incentivados pelas redes sociais.
23 mil travas de volante já foram distribuídas
Os carros da Kia e Hyundai modelo 2022 já trazem um sistema de imobilização para dificultar o furto (pelos menos os proprietários de veículos mais novos não terão que recorrer à travas de volante!).
A Hyundai já distribuiu 23 mil travas de volante, e ainda deve reembolsar os proprietários que já compraram o sistema de segurança. Alguns donos de veículos da Kia e Hyundai chegaram a ter suas apólices de seguro negadas.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!