A Kia anunciou um recall para 188.912 veículos do modelo K5, nos Estados Unidos. Segundo a fabricante, os sedãs, fabricados entre 2021 e 2023, estariam com possíveis problemas de instalação nos airbags de cortina lateral. Assim, o mal funcionamento desses dispositivos poderia aumentar o risco de ferimentos ou morte caso haja um acidente.
O recall foi anunciado para veículos construídos no estado da Geórgia entre 27 de março de 2020 e 9 de dezembro de 2022. Os proprietários serão notificados por correio e instruídos a levar o K5 a uma concessionária, onde os airbags de cortina lateral serão inspecionados e reinstalados corretamente.
O chamado ocorre dois meses após a descoberta de um acidente, no qual se confirmou a falha do airbag do Kia K5. O dispositivo instalado incorretamente foi de cortina do lado do motorista. O outro, por sua vez, estava em condições normais.
De acordo com a Kia, nenhum outro ferimento ou morte foi vinculado aos airbags, e o recall está sendo anunciado como uma "medida de precaução".
Kia K5
O Kia K5 (que, no passado, chegou a ser vendido no Brasil com o nome de Kia Optima) é um sedã de médio-grande porte. Em sua versão de entrada, modelo traz um motor 1.6 turbo de quatro cilindros, que alcança 180cv.
Ele vem de fábrica com rodas de alumínio de 16 polegadas, um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 8,0 polegadas e muitos sistemas de segurança úteis.
Versão 2023
A versão mais recente do Kia K5 é vendida a partir de U$ 25 mil, o que equivale a aproximadamente R$ 130 mil na conversão direta. O sedã conta com o mesmo propulsor 1.6 turbo de 180cv.
A transmissão é automática de 8 marchas com câmbio borboleta atrás do volante. Curiosamente, o modelo, recebeu cinco estrelas no teste de segurança da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA).
Airbag pode matar? Boris Feldman explica em vídeo!
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas