Quem viveu as décadas de 1980 e 1990 deve se lembrar das trancas de volante: eram dispositivos para travar a direção e, consequentemente, impedir o furto do veículo. Pois saiba que, agora, esse equipamento voltou a ser utilizado em Cleveland, nos Estados Unidos, devido a uma onda de roubos de carros das marcas Kia e Hyundai.
Ocorre que a maioria dos veículos dessas duas marcas, produzidos entre 2011 e 2021, não tem imobilizador eletrônico do motor. Esse dispositivo só permite que o motorista dê a partida com uma chave codificada, justamente para inibir furtos. Sem ele, o roubo torna-se bem mais fácil: é possível ligar o carro com uma chave de fenda, por exemplo.
Tão fácil que já é até tema de uma ação no TikTok, denominada “Desafio Kia”, na qual os usuários são incitados justamente a furtar carros da marca. A maioria dos “participantes” comete os roubos apenas para dar uma voltinha no veículo e postar vídeos nas redes sociais; o que, de qualquer modo, é crime, cabe destacar.
Diante desse problema, a Kia decidiu doar, gratuitamente, trancas para a polícia da cidade de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, uma das localidades que têm registrados os maiores índices de furtos de carros da marca.
Em um único dia, o primeiro lote, formado por 80 unidades das travas, já foi todo distribuído a proprietários. A Kia informou que doará mais trancas de volantes para donos de veículos da marca, embora não tenha estabelecido uma data para a distribuição delas.
Rodas de carros também são alvos de furtos: assista ao vídeo e saiba como se prevenir!
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Tranca para volante: Kia resgatou item dos carros dos anos 80
As trancas de volante já foram bastante populares no Brasil. O mecanismo é simples: basicamente, é composto por duas barras metálicas unidas por uma fechadura. O modelo tradicional trava apenas a direção, mas já existiram modelos que uniam esse componente ao pedal de embreagem ou ao de freio, ou ainda a alavanca do câmbio ao freio de mão.
O equipamento, porém, não é totalmente à prova de furtos. Ao menos em décadas passadas, os ladrões desenvolveram técnicas para burlar as travas. O método mais comum era arrombar a fechadura, mas, em casos extremos, os criminosos chegavam a cortar o volante para retirar a tranca.
O desparecimento das travas coincide com o surgimento do imobilizador eletrônico, que cumpre justamente o papel de dificultar a vida dos ladrões. Não chega a ser surpresa, portanto, que o item esteja de volta justamente a bordo dos carros Kia, desprovidos dessa tecnologia.