Na região do Centro Velho de São Paulo, o motorista de uma Kombi, ao encostar o veículo perto do meio-feio, acabou tendo a infelicidade de batê-lo em outro carro. Para piorar as coisas, não era qualquer carro, mas a Mitsubishi Pajero de Celso Russomanno, deputado e jornalista especializado em defesa do consumidor.
O acidente foi registrado por coincidência por pessoas que gravavam Celso Russomanno no momento em que ele estava indo embora de uma gravação do quadro "Patrulha do Consumidor", da Record TV. O vídeo acabou viralizando no TikTok:
Pelas imagens, é possível ver a Pajero de Russomanno, que estava sob condução de um motorista particular, prestes a sair da vaga no acostamento. Neste momento, a Kombi se aproxima para estacionar logo à frente, e acaba batendo a parte traseira no para-choque do SUV. Parte da peça, juntamente com farol, termina destruída e cai do veículo logo depois do choque.
Após a batida, os envolvidos saem dos veículos e uma pequena aglomeração de curiosos se forma no local. Houve gritaria e piadas. Pelo vídeo, pode-ser observar muitas pessoas debochando do azar do motorista da Kombi por ter batido justamente no carro do "xerife" dos direitos dos consumidores.
Russomanno fica visivelmente irritado com a situação e xinga o condutor da Kombi, o qual parece bastante preocupado após ter se dado conta do que havia acontecido.
A culpa foi do motorista da Kombi?
Após o vídeo viralizar no TikTok, alguns internautas iniciaram discussões sobre quem estaria errado no acidente: o motorista de Celso Russomanno ou o da Kombi?
Muitos defenderam a ideia de que ambos estariam equivocados, assim como alguns dos curiosos que estavam no local na hora do acidente. No vídeo, é possível ver pessoas gritando várias vezes a frase "os dois estão errados".
Além disso, alguns usuários também criticaram a reação do deputado, que foi interpretado como soberbo ao contestar, de forma claramente enfurecida, o senhor que dirigia a Kombi.
Outro fato interessante sobre o caso aconteceu também no TikTok: o advogado Fernando Chagas, com mais de dois milhões de seguidores em seu perfil na plataforma, publicou um vídeo analisando a batida e dando o seu veredito sobre quem estaria, de fato, errado.
Na realidade, o advogado não bateu o martelo de forma irredutível. Assim como muitas pessoas já defendiam, ele disse que os dois tiveram parcela de culpa: o motorista de Russomano, por não ter dado seta e nem esperado a Kombi passar para sair da vaga, e o condutor da Kombi, por não ter tomado os devidos cuidados ao encostar próximo ao meio-fio.
Porém, Chagas menciona também que o caso seria considerado como de "culpa concorrente" em um tribunal, de forma que caberia ao juiz calcular os danos e distribuir a proporção de culpa entre os envolvidos. Para ele, a maior parcela do erro (ele coloca como 80% exatamente) deveria recair ao motorista de Russomanno. E você, como distribuiria a culpa?
Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Confira vídeos de testes, dicas do Boris e muito mais sobre o mundo dos carros...