A ID Buzz, nova Kombi elétrica da Volkswagen, será apresentada ao Brasil em setembro, durante o Rock In Rio. O veículo já havia sido anunciado em março e agora foi confirmado no festival de música patrocinado pela Volkswagen. O evento acontecerá entre 2 e 11 de setembro, no Parque dos Atletas, Rio de Janeiro (RJ).
O lançamento da ID Buzz no Rock In Rio é uma estratégia de aproximar os carros elétricos do público brasileiro, sobretudo os lançados pela Volkswagen. Além da van elétrica, a fabricante alemã também pretende lançar o SUV elétrico ID 4 e o hatch ID 3.
A família ID da VW é composta por veículos elétricos que podem gerar potência máxima de 299cv e autonomia de até 550 quilômetros. Todos os modelos já são comercializados em países da Europa. No Brasil, os veículos ainda não têm previsão de venda.
Essa linha faz parte da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO² até 2050 com modelos elétricos.
A ID Buzz
O veículo já foi lançado na Europa, com fabricação na cidade de Hannover, na Alemanha. Com preço de 65 mil euros na versão de entrada, a Kombi elétrica tem motor de 204cv e autonomia de 421 quilômetros. Também há a versão de carga, disponível a partir de 54.430 euros.
Apesar das referências, o projeto não chega a ter o compromisso de ser uma releitura fiel da Kombi. Mas, de acordo com Jozef Kaba, head de Design da Volkswagen, ambos os projetos se aproximam no forte compromisso entre forma e função. As dimensões da van são 4,71 metros de comprimento, 1,98m de largura, 1,93m de altura e 2,98m de distância entre-eixos. A silhueta do ID. Buzz é bem aerodinâmica, com coeficiente na casa dos 0,29.
Os faróis horizontais estão ligados por uma faixa luminosa, com uma grande logomarca da Volkswagen ao centro. A grande cobertura de vidros, com colunas bastante finas, é uma característica distinta nos dias atuais e deve proporcionar uma visibilidade sem igual. As rodas são de 18 polegadas. A traseira conta com spoiler e antena tipo barbatana de tubarão, que agregam esportividade. As lanternas são bem finas e também estão interligadas.
DENTRO O visual interior é limpo, com a maior parte dos comandos a partir da tela central de 10 ou 12 polegadas. O quadro de instrumentos é digital. A alavanca de marcha fica próxima ao volante. O acabamento mistura uma simulação de madeira e componentes com cores vivas no painel e nas portas. Na “pegada” sustentável em que os veículos elétricos estão inseridos, a Volkswagen garante que o modelo usa alto percentual de materiais reciclados, além de não fazer uso de couro no interior.
A versão de passageiros acomoda cinco pessoas, mas é possível elevar essa capacidade para seis optando-se pelo banco dianteiro inteiriço. Na versão de carga, essa lógica se inverte, com banco inteiriço para três ocupantes como padrão, podendo ganhar dois bancos independentes como opcional.
As portas traseiras são deslizantes, com acionamento elétrico. A tampa do porta-malas também oferece abertura elétrica. Na versão de passageiros, o banco traseiro bipartido oferece ajustes tanto no assento quanto no encosto. O porta-malas tem volume de 1.221litros, mas, com o banco rebatido, a capacidade sobe para 2.205 litros. Segundo a Volkswagen, configurações com seis e sete lugares, além de distância entre-eixos maior, virão em médio prazo.
Já no ID. Buzz Cargo apenas a porta da direita tem abertura, também deslizante. A versão de carga, que conta com uma divisória fixa separando o habitáculo do compartimento traseiro, consegue levar dois pallets de tamanho padrão. O volume traseiro é de 3.900 litros, com capacidade de carga de 650 quilos.
ELÉTRICA O modelo traz um motor elétrico de 204cv de potência e 31,6kgfm de torque, com tração traseira. A bateria é de 77kWh, mas a marca não informou qual é a autonomia do veículo (algumas informações técnicas foram guardadas para o lançamento comercial do modelo). Em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. O ID. Buzz é construído sobre a plataforma modular elétrica MEB, do Grupo Volkswagen.
QUASE AUTÔNOMA O modelo também traz tecnologia avançada para ser usado no modo autônomo, como o sistema de alerta local “Car2X”, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar obstáculos em tempo real. Outro destaque será o “Travel Assist com Swarm data”, que vai permitir a condução parcialmente autônoma, incluindo a mudança de faixa de rodagem. O ID. Buzz ainda vai trazer uma função de memória para estacionamento autônomo em um ambiente salvo anteriormente.
A Kombi elétrica ID.Buzz ainda não está oficialmente nos planos da Volkswagen do Brasil e não tem data de estreia. A van ainda não chegou nem nos Estados Unidos, onde o mercado de veículos elétricos já é forte.