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A Kombi está de volta? XBus é veículo modular elétrico que pode ter várias carrocerias

Graças ao sistema modular de construção, utilitário elétrico pode ser uma picape, uma van ou um caminhão. Ao todo são nove carrocerias disponíveis

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Modelo modular tem 9 carrocerias, como a Cabrio (de traseira) e a Bus
Modelo modular tem 9 carrocerias, como a Cabrio (de traseira) e a Bus Foto: Modelo modular tem 9 carrocerias, como a Cabrio (de traseira) e a Bus

O XBus pode até lembrar a velha Volkswagen Kombi, mas seu conceito modular permite que o veículo elétrico seja ainda mais versátil. Van, picape, caminhão... ao todo são nove tipos de carroceria que podem ser montadas pelo cliente da marca alemã Electric Brands.

A diferença aqui é que o XBus é um mini veículo utilitário, com 3,94 metros de comprimento, 1,63m de largura, 1,92m de altura e 2,20m de entre-eixos. Para comparação, essa pequena Kombi é menor que um Fiat Argo, que tem 3,99m de comprimento.

A "brincadeira" começa escolhendo qual será a variante do modelo a ser montado, standard ou off-road. Porém, diferente do que se imagina, o trem de força não muda de um para outro, apenas as dimensões. A variante off-road ganha mais 6cm de largura e 5cm de altura, além da maior altura em relação ao solo, ângulos e pneus de uso misto.

"Kombi" elétrica tem torque inacreditável

Para "empurrar" o X-Bus são usados quatro motores elétricos, um em cada roda, que totalizam 76cv de potência. Se a "cavalaria" desse dublê de Kombi não impressiona, seu torque máximo é quase inacreditável: 122,3kgfm. Isso porque se trata de um veículo utilitário que chega a ter carga útil entre 800 e 1.100 quilos.

A bateria padrão é de 10 kWh, o que permite autonomia na casa dos 200 quilômetros. O tempo de carregamento em um sistema de 11 kW, de 10 a 80% da bateria, é inferior a uma hora. Dependendo da carroceria, o peso do veículo sem bateria varia entre 500 e 800 quilos.

Todas as "caras" do XBus

O módulo Base do XBus é o que, no mundo das picapes e caminhões, chamamos de chassi. A partir daí, temos três módulos que podem ser chamados de picape: o Kipper, que ganha uma caçamba com tampas de abertura laterais e que pode ser basculada; a PickUp, com abertura convencional traseira; além da PickUp Bus, que tem cabine dupla e um pequena caçamba.

Ainda no "modo trabalho", o XBus pode ter a carroceria Box, uma espécie de baú com aberturas laterais e traseiras com 6 mil litros de volume de carga. O módulo Transporter é uma van fechada. Já o módulo Bus segue a mesma linha, porém com janelas para levar pessoas.

Já entrando no "modo lazer", a nova Kombi tem o Módulo Camper, que é extensível e oferece cama para duas pessoas e uma cozinha. Por fim, a carroceria Cabrio é uma picape de cabine dupla com teto solar dianteiro e traseiro. O modelo parte dos 18 mil euros e deve chegar ao mercado em 2023.

https://www.youtube.com/watch?v=RDREyStqBsg