O XBus pode até lembrar a velha Volkswagen Kombi, mas seu conceito modular permite que o veículo elétrico seja ainda mais versátil. Van, picape, caminhão... ao todo são nove tipos de carroceria que podem ser montadas pelo cliente da marca alemã Electric Brands.
- ID. Buzz: Volkswagen finalmente apresenta a netinha elétrica da Kombi
- Você conhece TODA a história da Kombi?
- Uber Eats começa a operar com carro autônomo
A diferença aqui é que o XBus é um mini veículo utilitário, com 3,94 metros de comprimento, 1,63m de largura, 1,92m de altura e 2,20m de entre-eixos. Para comparação, essa pequena Kombi é menor que um Fiat Argo, que tem 3,99m de comprimento.
A "brincadeira" começa escolhendo qual será a variante do modelo a ser montado, standard ou off-road. Porém, diferente do que se imagina, o trem de força não muda de um para outro, apenas as dimensões. A variante off-road ganha mais 6cm de largura e 5cm de altura, além da maior altura em relação ao solo, ângulos e pneus de uso misto.
"Kombi" elétrica tem torque inacreditável
Para "empurrar" o X-Bus são usados quatro motores elétricos, um em cada roda, que totalizam 76cv de potência. Se a "cavalaria" desse dublê de Kombi não impressiona, seu torque máximo é quase inacreditável: 122,3kgfm. Isso porque se trata de um veículo utilitário que chega a ter carga útil entre 800 e 1.100 quilos.
A bateria padrão é de 10 kWh, o que permite autonomia na casa dos 200 quilômetros. O tempo de carregamento em um sistema de 11 kW, de 10 a 80% da bateria, é inferior a uma hora. Dependendo da carroceria, o peso do veículo sem bateria varia entre 500 e 800 quilos.
Todas as "caras" do XBus
O módulo Base do XBus é o que, no mundo das picapes e caminhões, chamamos de chassi. A partir daí, temos três módulos que podem ser chamados de picape: o Kipper, que ganha uma caçamba com tampas de abertura laterais e que pode ser basculada; a PickUp, com abertura convencional traseira; além da PickUp Bus, que tem cabine dupla e um pequena caçamba.
Ainda no "modo trabalho", o XBus pode ter a carroceria Box, uma espécie de baú com aberturas laterais e traseiras com 6 mil litros de volume de carga. O módulo Transporter é uma van fechada. Já o módulo Bus segue a mesma linha, porém com janelas para levar pessoas.
Já entrando no "modo lazer", a nova Kombi tem o Módulo Camper, que é extensível e oferece cama para duas pessoas e uma cozinha. Por fim, a carroceria Cabrio é uma picape de cabine dupla com teto solar dianteiro e traseiro. O modelo parte dos 18 mil euros e deve chegar ao mercado em 2023.