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Lamborghini encerra produção do Aventador e parte para eletrificação

Foram 11.465 unidades do superesportivo de luxo vendidas em todo o mundo

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Lamborghini entrega última unidade produzida do Aventador, que será descontinuado rumo à eletrificação
Lamborghini entrega última unidade produzida do Aventador, que será descontinuado rumo à eletrificação Foto: Lamborghini entrega última unidade produzida do Aventador, que será descontinuado rumo à eletrificação

A Lamborghini produziu nesta semana a última unidade do Aventador, o único superesportivo da marca equipado com motor V12. O esportivo de luxo era fabricado desde 2011 e tem sua produção encerrada em meio à estratégia da fabricante italiana de direcionar os seus esforços no desenvolvimento de veículos eletrificados.

A última versão do Aventador foi lançada em julho deste ano, com 600 unidades produzidas. O superesportivo foi produzido nas carrocerias cupê e roadster, com motor V12 que gera 780cv e torque de 73,4kgfm. O cupê acelera até 100km/h em apenas 2,8 segundos e alcança máxima de 355km/h.

O último exemplar foi produzido na comuna italiana Sant'Agata Bolognese e será destinado a um comprador suíço, que encomendou o modelo na cor especial azul claro Ad Personam.

Lamborghini Aventador ganhou prêmios

O modelo foi lançado em 2011 na versão LP700-4. Em 2013, o ganhou o sistema start/stop, pioneiro para a época. Em 2016, a linha recebeu uma reestilização, se tornando Aventador S. Em 2018, o a versão oferecida foi a SVJ e, em 2021, finalmente, foi lançada a variação LP780-4 Ultimae, que dá adeus ao superesportivo.

Segundo a marca, foram 11.465 unidades entregues ao redor do mundo. O veículo bateu o recorde de volta mais rápida no circuito alemão de Nürburgring em 2015 com a versão 750-4 SV, e, em 2018, com a então recém-lançada variante SVJ.

Lamborghini Aventador sendo produzido
Lamborghini Aventador foi lançado em 2011 no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça

Sucessor Híbrido

De acordo com o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, a marca italiana investiu cerca de US$ 1,7 bilhão (aproximadamente R$ 9 bi) para transformar todo o portfólio em híbrido. A medida foi tomada para atender às novas normas europeias que limitam a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Assim, o candidato à sucessão do Aventador é um superesportivo híbrido plug-in, ainda sem nome, que já roda em testes na Europa. A Lamborghini confirma que o novo modelo também terá um motor V12, mas, é claro, integrado a um propulsor elétrico. A vendas são previstas para 2023.

Carros elétricos poluem menos? Depende! O Boris Feldman explica no vídeo do canal do VRUM:

https://www.youtube.com/watch?v=HBMe_MhQFjw&t=5s&ab_channel=Vrum