Pouco adivinhariam que esse SUV das fotos teria sido fabricada pela Lamborghini, marca de superesportivos. Mas, sim, a Lamborghini LM002 existiu. O modelo foi apresentado em 1986 no Salão de Bruxelas (na Bélgica) e foi produzido até 1993. Com cerca de 300 unidades fabricadas, o modelo é raro.
A boa notícia é que essa unidade está disponível em um leilão da RM Sothebys no próximo dia 10 de dezembro. "LM002" é sigla para "Lamborghini Militaria 002", e, sim, o veículo também foi pensado para uso militar. A marca já estava de olho nesse mercado com projetos como o Cheetah e o LM001.
Vocação militar gerou o apelido de "Rambo Lambo"
Não demorou para que o veículo ganhasse o carinhoso apelido de "Rambo Lambo", a Lamborghini do Rambo. Apesar de parecer uma picape, a Lamborghini LM002 é tratada como um SUV. A definição até que lhe cai bem, já que ele se parece um utilitário e é realmente esportivo.
O interior luxuoso impressiona pela qualidade dos materiais empregados, como couro e madeira. O console central é tomado por botões, como os de comando da tração, já que ainda não tínhamos telas táteis naquela época.
V12 tem 6 carburadores e "bebe" 3km/l
O motor é um monstruoso V12 com 5.167cm³ de cilindrada e nada menos que seis carburadores de corpo duplo. Essa usina gera 450cv de potência e 51kgfm de torque. A Lamborghini LM002 acelera até os 100km/h em 7,7 segundos, e a velocidade máxima é de 190km/h.
O tanque tem capacidade para 290 litros, que dá autonomia de 965 quilômetros. O consumo de combustível declarado é de pouco mais que 3km/l. A transmissão tem câmbio manual de cinco marchas e tração 4x4 com reduzida. As suspensões são independentes, tipo duplo A.
Lamborghini LM002 pesa quase 3 toneladas
A Lamborghini LM002 tem 4,79 metros de comprimento, 2m de largura, 1,85m de altura e 2,95m de entre-eixos. O peso é de 2.700 quilos. Apesar de ser uma "jamanta", a dirigibilidade do veículo é elogiada.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
A unidade ano 1991 (chassi 279) que vai a leilão no próximo sábado (10) tem exatos 8.931 quilômetros rodados, prova que carros raros como esse quase nunca são usufruídos. A carroceria foi repintada de vermelho em 2014. A estimativa é faturar algo entre US$ 200 mil e US$ 250 mil (algo entre R$ 1 milhão e R$ 1,3 milhão).
- Nova RAM 1500 Classic: inspirada nas picapes clássicas dos anos 1990