Uma Land Rover Defender 1994 com mais de 1 milhão de quilômetros rodados foi encontrada no Congo por um youtuber africano. Com 28 anos de uso, o veículo funciona até hoje, mas por meio de inúmeras gambiarras.
O hodômetro do jipe marca 128.672 quilômetros, mas não se resume a esse valor. De acordo com o cinegrafista do canal Passy, o instrumento já girou todos os seus seis dígitos e reiniciou do zero a contagem. Na soma total, esse Defender teria chegado a 1,128 milhão quilômetros percorridos.
Gambiarras que fazem Land Rover andar
O jipe apresenta inúmeros "upgrades" em sua parte mecânica e elétrica: o tanque de combustível, por exemplo, é um jarro amarelo com uma mangueira pendurada. Para abastecer, os proprietários transferem o combustível diretamente de um galão até esse jarro. E os pneus estão completamente carecas, formando uma combinação potencialmente catastrófica para a segurança dos ocupantes.
Além disso, um interruptor liga a parte elétrica e acende também uma lâmpada, que "confirma" que tudo está funcionando nos conformes. O acionamento da ignição não garante sozinho o funcionamento do motor: para ligá-lo, é preciso que o carro receba um empurrãozinho...
O propulsor, inclusive, é um turbodiesel de 2,5 litros, conhecido como Land Rover 300Tdi. Ele estreou no mercado em 1994 e permaneceu em produção até 2006.
O visual do Land Rover também não é dos melhores: a carroceria está amassada, a pintura não existe mais, os bancos estão rasgados e os vidros, quebrados. O veículo, entretanto, continua andando. Isso é o que importa, certo? Tem muito carro por aí que está conservado, mas que não sai da oficina.
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes: