A Lotus acaba de lançar uma nova série especial do supercarro esportivo Evija chamada "Fittipaldi". A edição comemora os 50 anos do primeiro título de Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi.
Dos 130 exemplares do Lotus Evija produzidos, apenas oito serão da série especial "Fittipaldi". Essa quantidade limitadíssima não é fruto do acaso: o número 8 foi utilizado pelo piloto durante a temporada vitoriosa de 1972. Emerson Fittipaldi venceu a competição daquele ano num Lotus chassi 72D, de motor V8.
Lotus Evija Fittipaldi
Com propulsão 100% elétrica, o Lotus Evija alcança impressionantes 2.040cv de potência e 173,8kgfm de torque. Nessa configuração, o possante acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e vai de 0 a 300km/h em nove segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 350km/h, e a autonomia chega a 402 quilômetros.
Adotando o mesmo visual do 72D de 1972, o superesportivo chega na cor preta com linhas douradas e apresenta design bastante ousado. Ele possui portas "asa de gaivota", para-lamas avantajados, linhas agressivas e aparência imponente, representando um verdadeiro carro de corrida.
Dentro da cabine, o carro leva a assinatura do piloto bicampeão de Fórmula 1 no painel de instrumentos. O tema preto e dourado permanece no interior e conjuga com o volante, que possui o mesmo formato retangular utilizado na competição.
Tendo em vista que as oito unidades da edição comemorativa já estão reservadas, a marca inglesa optou por não divulgar o valor do veículo. As entregas devem começar no início de 2023. Confira o vídeo de lançamento da série comemorativa:
- Assista os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas