O primeiro carro da "Nouvelle Vague” da Renault - em português, nova onda - é o Mégane E-tech. O elétrico foi desenvolvido com mais de 300 patentes registradas, as quais trouxeram algumas inovações.
Uma delas foi o novo sistema a óleo de resfriamento do motor. Segundo Fabrice Bernardin, Head de Tecnologia de Motorizações Elétricas no Departamento de Engenharia da Renault, o motor elétrico, para entregar uma boa performance, demanda um eficiente conjunto de arrefecimento.
Diante disso, a equipe Renault da planta de Clén implantou duas mudanças importantes.
“Junto com meus colegas da planta de Cléon e do Japão, implementamos duas inovações patenteadas. A primeira se refere ao resfriamento a óleo do nosso motor síncrono com rotor bobinado. Instalamos injetores em locais estratégicos, para pulverizar a bobina do propulsor elétrico e resfriar tanto o rotor como o estator. A segunda constitui uma engenhosidade que permite aproveitar o movimento do rotor com um sistema de coroas, para potencializar o resfriamento do estator por meio da pulverização de óleo nas cabeças do estator”.
Fabrice Bernardin.
As vantagens
O novo sistema de resfriamento a óleo do motor síncrono com rotor bobinado do Novo Mégane E-Tech Elétrico oferece várias vantagens:
- Ganho de eficiência para resfriar o rotor (parte móvel) e o estator (parte fixa) do propulsor elétrico;
- Contribuição para a compacidade do motor, cujo peso foi reduzido em 33% em comparação com a geração anterior do propulsor elétrico, permitindo diminuir o consumo de energia;
- Conforto de condução: acelerações e retomadas dinâmicas e fluidas em qualquer situação, disponibilidade de torque do motor em uma longa faixa de utilização, mesmo em alta velocidade em via rápida.
A nova motorização
O motor do Mégane E-Tech Elétrico mantém uma temperatura ideal com seu novo sistema de resfriamento a óleo. Com ele, tem-se a associação de soluções técnicas simples e eficazes, como a pulverização de óleo em pontos-chave do propulsor e um circuito de resfriamento otimizado.
Estas inovações patenteadas permitiram criar uma motorização elétrica compacta e de alta potência.
Confira o último vídeo do VRUM sobre um carro da Renault: