A Mercedes-Benz acaba de divulgar detalhes do seu sistema operacional MB.OS, que será lançado "em meados da década", segundo a empresa. Ele funcionará para interligar os sistemas elétricos dos veículos da marca com os displays multimídia e os painéis de instrumentos.
Baseado em uma arquitetura "chip-to-cloud", o software tem como um dos principais parceiros a Nvidia, marca de tecnologia para computadores. Ela fornece conhecimento em software, dados e inteligência artificial, que poderão ser utilizados para aprimorar os sistemas de condução autônoma (SAE) de níveis 2 e 3. Alguns veículos também serão equipados com os sensores de última geração de detecção de luz e distância LiDAR da Luminar.
O software MB.OS se tornará uma parte significativa da Mercedes-Benz para o processo de desenvolvimento de produtos. Cerca de 25% do orçamento de Pesquisa e Desenvolvimento da montadora foi alocado para esse sistema operacional.
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Parceria Mercedes-Benz e Google
Nesta quinta-feira, a Mercedes-Benz anunciou uma nova parceria de longo prazo com o Google para desenvolver e implementar um sistema de navegação automotiva de última geração. A fabricante de veículos de luxo será a primeira utilizar os recursos do Google Maps de forma nativa em um sistema operacional.
Com a parceria, será possível obter informações preventivas de tráfego e também em tempo real, com reencaminhamento automático e muito mais. Para enriquecer a experiência do usuário, os motoristas também poderão usar o aplicativo do YouTube para assistir vídeos quando estiverem estacionados ou no modo de condução autônoma de Nível 3, quando permitido.
A Mercedes-Benz expandirá ainda mais seus recursos de infoentretenimento com novas parcerias para os principais aplicativos de vídeo, jogos e produtividade. O MB.OS abrirá uma nova dimensão de jogos por meio do Antstream para jogos de fliperama. As soluções de videoconferência a bordo serão expandidas com a adição dos serviços populares como Webex e Zoom.
Piloto automático
A próxima geração do sistema de condução autônoma de Nível 2 irá aproveitar tecnologias de inteligência artificial, que aprenderá com o motorista a melhor forma de se percorrer cada trajeto.
Onde os regulamentos locais permitirem, os clientes da Mercedes-Benz poderão desfrutar de mais conforto, incluindo direção com as mãos livres, mantendo os olhos na estrada.
A montadora também está se concentrando na direção condicionalmente automatizada de nível 3, com o objetivo final de dirigir a velocidades de até 130 km/h de forma automática. Para conseguir isso, a Mercedes-Benz fez uma parceria com a Nvidia para construir sistemas de automação de direção totalmente programáveis e atualizáveis.
O “cérebro motriz” do veículo é o sistema Nvidia Drive Orin, capaz de realizar 254 trilhões de operações por segundo para processar dados de um conjunto de sensores ao redor do veículo. Os “olhos” do sistema, também chamados de sistemas de percepção, juntamente com sensores de radar e câmeras, são os sensores LiDAR da Luminar, parceira da Mercedes-Benz.
O sensor Iris de próxima geração da Luminar também beneficia os veículos da Mercedes, podendo reconhecer até mesmo objetos pequenos com baixa refletividade no espectro infravermelho.
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