UAI

Mini John Cooper Works ganha edição dedicada à Pat Moss

Modelo homenageia a piloto britânica, que foi a primeira vitoriosa com um carro Mini em um rally internacional, há 60 anos

Publicidade
Edição especial conta com detalhes exclusivos, como a assinatura da Pat Moss no para-choque dianteiro
Edição especial conta com detalhes exclusivos, como a assinatura da Pat Moss no para-choque dianteiro Foto: Edição especial conta com detalhes exclusivos, como a assinatura da Pat Moss no para-choque dianteiro

A Mini anunciou a chegada de uma nova versão do Mini John Cooper Works: o Pat Moss Edition. Limitada a 800 unidades em todo o mundo – com apenas 15 dessas no Brasil –, a edição especial faz homenagem à piloto britânica Pat Moss, a primeira mulher que, em 1964, deu à Mini a sua primeira vitória em um rally internacional. 

A vitória aconteceu no histórico Tulip Rally, entre os Países Baixos e a Riviera Francesa. Tratava-se de uma competição que era, até então, dominada por veículos maiores e mais potentes, além de ser reservada aos homens apenas.

Pat Moss estava acompanhada de Ann Wisdom, sua navegadora que participou da corrida estando grávida e deu instruções ao longo de 2.500 quilômetros, para a piloto conduzir o Mini à vitória.

Ambas as mulheres abriram o caminho para uma carreira de sucesso da Mini. Décadas depois da vitória, a fabricante do clássico Cooper tornou-se a marca dominante no rally de resistência mais difícil do mundo, conquistando a vitória geral no Paris-Dakar quatro vezes seguidas, entre 2012 e 2015, além de mais duas vitórias gerais, em 2020 e 2021.

Sobre o novo Mini John Cooper Works Pat Moss Edition

As 15 unidades do novo Mini John Cooper Works disponíveis no Brasil serão vendidas na seguinte configuração: cor preto Midnight na carroceria e teto multitone de três cores (preto Jet, cinza Melting e vermelho Chili).

Outros elementos caracterizam a edição limitada: a faixa branca no capô (referência de design do Mini original de Pat Moss), a assinatura da Pat Moss no para-choque dianteiro, o emblema na lateral e a soleira. Todos esses detalhes são alusivos à versão original e dão o tom de exclusividade ao modelo especial.

No interior, a assinatura de Pat Moss também está presente, desta vez, no painel. Elementos decorativos também encontram-se no painel de instrumentos e no volante.

Quanto ao motor do compacto, trata-se de um 2.0 litros de quatro cilindros, com tecnologia Mini TwinPower Turbo. Ele entrega potência de 231cv e torque de 32,6kgfm de torque. Com a transmissão Steptronic Sport de oito velocidades, o carro acelera até 100 km/h em apenas 6,1 segundos e a velocidade máxima é de 246km/h.

Além disso, como já é clássico dos carros da marca inglesa, o Mini John Cooper Works Pat Moss Edition é rápido em acelerações e em curvas. Isso se deve à suspensão adaptativa, que garante equilíbrio otimizado entre esportividade e conforto de direção.

Por fim, o novo Cooper também é equipado com pacote tecnológico. Ele inclui o Mini Connected, sistema que fornece uma série de serviços ao motorista e aos passageiros. Dentre eles, estão: concierge, chamada de emergência inteligente, Mini Teleservices, notícias em tempo real, previsão do tempo, serviços remotos, integração com smartphone e informações de trânsito em tempo real.

Há, também, sistema de som da Harman/Kardon, head up display, painel digital, central multimídia touch screen de 8,8 polegadas e sistema de navegação integrado.

O preço sugerido é de mais de R$ 300 mil

O Mini John Cooper Works Pat Moss Edition tem preço sugerido de R$ 318.390. Sua pré-venda inicia-se neste mês e as primeiras unidades chegam à rede de concessionárias a partir de setembro.

Assista o vídeo do VRUM sobre o Mini Cooper S:

https://www.youtube.com/watch?v=Ca1wOL80XpU