O Mitsubishi ASX precisava urgentemente de uma atualização: afinal, o SUV compacto foi apresentado ao mundo em 2010 e, desde então, nunca havia ganhado uma segunda geração. Agora, o fabricante finalmente revelou uma linhagem completamente reprojetada para o mercado europeu. Porém, o que ninguém esperava é que o modelo passou a ser, literalmente, um clone do novo Renault Captur.
Na verdade, o novo ASX é mais um fruto da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Para quem não sabe, essas três marcas se uniram para desenvolver produtos e tecnologias. E, por sua vez, o Captur já havia ganhado uma segunda geração na Europa: por sua vez, o similar nacional ainda está na primeira safra.
Assim, a partir de agora, o Renault Captur e o novo Mitsubishi ASX são, literalmente, o mesmo carro, ao menos na Europa. No que diz respeito ao design, a única diferença entre os dois modelos é a grade frontal: no mais as distinções restringem-se apenas aos logotipos das respectivas marcas e aos emblemas de identificação.
Na parte mecânica, o novo Mitsubishi ASX também compartilha o projeto do "irmão gêmeo" Renault Captur. Na Europa, há motorizações a combustão, híbrida-leve, híbrida e híbrida do tipo plug-in. Porém, o modelo não traz opção de propulsão totalmente elétrica.
Novo Mitsubishi ASX será fabricado no Brasil?
Ainda é cedo para responder a essa pergunta. Vale lembrar que, enquanto Renault e Nissan têm operações diretas no Brasil, a Mitsubishi não atua por conta própria no país: a marca é representada pela HPE Automotores. Até o momento, não há sinais de que a empresa tenha planos de importar ou de produzir o novo ASX por aqui, mas é possível que movimentações ocorram nos próximos anos.
A HPE Automotores começou a comercializar o antigo Mitsubishi ASX no Brasil em 2010, via importação. Em 2013, a empresa começou a montá-lo em Catalão (GO). O SUV deixou o mercado local em 2021, mas uma versão reestilizada e rebatizada de Outlander Sport ainda sobreviveu até 2022.
E o novo Renault Captur?
Esse modelo não virá para o Brasil. Por aqui, o Captur nunca decolou em vendas, em parte devido à proximidade, tanto em porte quanto em preços, ao Renault Duster. Além do mais, o modelo europeu já está na metade do ciclo de vida (o lançamento ocorreu em 2019) e utiliza uma plataforma distinta do similar local.
A subsidiária local da multinacional investe no desenvolvimento de um SUV de menor porte, baseado no Sandero europeu, que também está uma geração à frente do similar nacional. Já o Renault Captur nacional ganhou algumas atualizações no ano passado, que devem permitir a permanência no mercado por mais algum tempo.
Assista ao vídeo da avaliação do Renault Captur 2022:
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