O lançamento do novo Pulse Abarth inaugurou o retorno da Abarth ao Brasil, dessa vez oficialmente como uma divisão esportiva da Stellantis. Agora, a marca do escorpião vai se tornar cada vez mais comum nas ruas e estradas do país. Mesmo assim, você sabe quais os modelos que a divisão esportiva já comercializou no Brasil?
Fiat Stilo Abarth
O primeiro modelo com o nome Abarth chegou ao Brasil em 2002. Se tratava do Fiat Stilo Abarth, que trazia um motor 2.4 de cinco cilindros adaptado. O propulsor trazia um novo coletor de admissão, com mais diâmetro e melhor fluxo de ar. As melhorias não pararam por aí: ele ainda tinha um filtro de ar maior e um sistema de escape redimensionado.
A potência do carro chegava a 167cv e sua qualidade de topo de linha não deixava a desejar. O Stilo Abarth trazia airbags laterais e de cortina, ar-condicionado automático de duas zonas, teto solar e controlador automático de velocidade de cruzeiro.
500 Abarth
Anos depois, a Abarth voltou, em 2014, ao país com o Fiat 500 Abarth, versão esportiva do subcompacto. O modelo era importado do México e tinha preço inicial de R$ 124.920 (em valores corrigidos pela inflação).
Todo o conjunto mecânico do veículo era diferente do modelo de origem. O propulsor era um MultiAir 1.4 turbo de quatro cilindros movido a gasolina, que alcançava 167cv de potência e 23kgfm de torque.
O 500 Abarth era, obviamente, a versão topo de linha da gama 500: ele era equipado com bancos esportivos, painel com tela TFT e ar-condicionado digital. As rodas de liga leve eram de 16 polegadas e o modelo ainda tinha a opção de receber um teto solar elétrico e também o sistema de som Beats, assinado pelo produtor musical Dr. Dre.
O mais novo lançamento: confira o vídeo do VRUM
O Pulse, SUV compacto produzido em Betim com a marca da Fiat, chega agora bem mais potente ao mercado brasileiro com a estampa da Abarth, divisão esportiva que pertence ao grupo Stellantis. Agrada pelo visual, desempenho e equipamentos, mas peca pelo freio a tambor na traseira. O preço é de R$ 149.990.
+ Clique aqui e confira toda a análise do VRUM sobre o novo Pulse Abarth 2023
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!