Uma verdadeira casa sobre rodas vai a leilão em setembro, no Reino Unido, e mostra que o conceito de motorhome é bem mais antigo do que se espera. O veículo foi construído em 1914 (pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial), a partir do chassi de um Ford T, para um membro da família Bentall, fundadores da loja de departamento britânica que leva esse mesmo nome.
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Trata-se de um dos primeiros motorhomes conhecidos e, talvez, o mais antigo ainda existente. O chassi do Ford Model T Caravan 1914 foi preparado pela Baico, que aumentou e reforçou a estrutura. Já a carroceria, que mais parece uma casinha, foi assinada pela Dunton of Reading, que já tinha expertise na construção desse tipo de veículo. Segundo a casa de leilões, a empresa era famosa pela qualidade.
Ford Model T Caravan 1914 foi abandonado, reencontrado e reformado
Sabe-se que o primeiro dono vendeu o motorhome na década de 1920. Em alguma fase de sua existência, o veículo foi abandonado, até ser encontrado em Shepperton, uma cidade a 24 quilômetros de Londres, já na década de 1970.
De acordo com a Bonhams, responsável pelo leilão, o Ford Model T Caravan 1914 foi restaurada por Leo Smith e seu amigo Robin Tanner, que era marceneiro. Para a surpresa dos envolvidos, mais de 95% da madeira original da carroceria ainda estava em boas condições. Ainda assim, a restauração durou quatro anos.
A partir daí, o veículo foi inscrito no HCVC London-Brighton (um rali de veículos comerciais) em 1976, ganhando sete prêmios, incluindo o principal. Desde então o motorhome já participou de outros ralis e mostras históricas de veículos.
Detalhes do veículo que vai a leilão
Não é exagero dizer que o banco do motorista do Ford Model T Caravan 1914 é um sofá, revestido em couro, que pode ser girado em 180 graus para servir de assento para a sala de estar. Nesse "cômodo" existe um fogão à lenha (para cozinha e aquecer) cuja chaminé foi envolvida por um armário para melhor aproveitamento do espaço. Um armário maior está disponível logo à frente, também em madeira.
Ainda na sala de estar existe uma mesa dobrável e mais um assento. A parte traseira é dedicada ao dormitório, que tem uma beliche dupla que fornece quatro leitos, além de um guarda-roupa. As janelas ganharam cortinas em veludo verde e o piso é em pinho polido.
Na parte de fora existem vários compartimentos para guardar objetos, além de lanternas para iluminação externa. A carroceria em madeira tem várias janelas e entradas de luz. O formato do telhado lembra o de um vagão de trem. O acesso ao interior do motorhome é feito por uma escada, e a porta de duas folhas tem uma pequena caixa de correio.
O motor padrão de um Ford T nessa época tinha capacidade volumétrica de 2,9 litros, com 20cv de potência, atingindo a velocidade máxima de 72km/h. A expectativa é que o veículo seja arrematado no leilão por uma quantia entre 20 mil e 30 mil Libras Esterlinas (algo entre R$ 120 mil e R$ 180 mil).