UAI

Motoristas de modelos Tesla afirmam enfrentar assédios no trânsito 

Bloqueios e incômodos têm sido praticados contra proprietários de elétricos da Tesla devido ao sentimento anti-EVs

Publicidade
O Model Y é um dos modelos elétricos da Tesla
O Model Y é um dos modelos elétricos da Tesla Foto: O Model Y é um dos modelos elétricos da Tesla

Os motoristas de modelos elétricos da Tesla nos EUA têm relatado importunações e assédios sofridos no trânsito devido a, supostamente, um sentimento generalizado anti-EVs. Os casos foram apurados por uma reportagem recente do The Guardian.

Segundo os proprietários dos veículos, os incidentes parecem resultar de uma hostilidade de parcela da população frente aos elétricos, e não de uma antipatia ao CEO da Tesla, Elon Musk – que se tornou uma figura bastante polêmica nos assuntos políticos dos EUA.

Alguns dos relatos dos proprietários de EVs da Tesla

Um homem que mora em Thousand Oaks, na Califórnia, afirmou ter percebido a violência no trânsito logo após ter começado a usar o seu elétrico da Tesla. Ele afirmou ao The Guardian já ter enfrentado, só em novembro, oito importunações contra o seu veículo.

"Eu dirijo na mesma velocidade que dirigia o meu velho Ford Fusion, mas eles me cortam, passam na minha frente e começam a dirigir muito devagar, ou então me impedem de mudar de faixa"

John Shevelew, outro proprietário de modelo Tesla, contou que os assédios parecem mais prováveis de ocorrer nos estados do Sul dos EUA, onde os carros elétricos são menos prevalentes.

Outros três condutores disseram que os casos de violência no trânsito são frequentemente praticados por indivíduos que dirigem caminhonetes.

"Quase sempre é um cara em uma caminhonete (que pratica as agressões)"

Laura Kennedy, proprietária de um Tesla na Pensilvânia.

A situação ainda não é, de fato, comprovada

Não há, ainda, dados suficientes para provar que os proprietários de modelos Tesla enfrentam mais violência no trânsito do que outros. No entanto, os relatos em que carros elétricos desta marca foram alvos de importunações são vários, como mostrado acima.

Além disso, segundo o site de notícias norte-americano Axios, em agosto, mais de uma dúzia de proprietários de modelos Tesla em Lowa, nos EUA, foram interrompidos rotineiramente nas vias e bloqueados nas estações de recargas.

A publicação detalhou vários tópicos comuns entre os relatos de assédio, incluindo "rolamento de carvão" e "ICEing". O carvão rolante refere-se a momentos em que os motoristas de veículos maiores liberam os gases do escapamento em um EV, enquanto o ICEing acontece quando os motoristas de veículos com motor a combustão tentam impedir que os proprietários de carros elétricos acessem as estações de carregamento.

Os incidentes são gravados por câmeras presentes nos veículos

Os carros modelos elétricos da Tesla são equipados com várias câmeras e também contam com o Sentry Mode, um sistema que permite aos motoristas monitorarem seus veículos à distância.

Com isso, muitos dos proprietários conseguiram capturar as ocorrências. Há até um canal no YouTube dedicado a acidentes com veículos Tesla – muitos dos quais são atribuídos ao sentimento anti-EVs.

O canal, chamado Wham Baam Teslacam, também mostra casos de pessoas xingando motoristas de modelos Tesla, vandalizando os carros e perseguindo-os.

O VRUM já testou um Tesla Model Y; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=bODLxJCCnqY