UAI

MyLink Chevrolet, em pane, recomenda calibrar pneus com 1.000 psi

Problema afetou diferentes modelos de veículos: causa ainda é desconhecida

Publicidade
Sistema MyLink equipa diversos carros de diferentes marcas, entre as quais a Chevrolet
Sistema MyLink equipa diversos carros de diferentes marcas, entre as quais a Chevrolet Foto: Sistema MyLink equipa diversos carros de diferentes marcas, entre as quais a Chevrolet

A central multimídia MyLink equipa vários carros da Chevrolet não só no Brasil, mas em todo o planeta. Além disso, esse sistema também está presente em veículos de outras marcas do grupo General Motors (GM). Uma das funcionalidades desse sistema é a recomendação da calibragem dos pneus, em conjunto com os sensores de monitoramento. Porém, tal recurso acabou sofrendo uma pane no mínimo curiosa.

Proprietários de carros das marcas Chevrolet, GMC e Cadillac relataram que o sistema MyLink os alertou que a pressão dos pneus estava "criticamente baixa". Primeiramente, vale ressaltar que essa informação não procedia: nenhum dos componentes estava murcho. Porém, o mais curioso é que, para solucionar o suposto problema, a plataforma recomendava calibrá-los com pressões em torno de 1.000psi!

O problema ocorreu em diversos automóveis, entre os quais Cadillac Lyriq, Chevrolet Corvette e GMC Yukon e Tahoe. No entanto, o veículo que detém uma espécie de recorde é um exemplar da Chevrolet Silverado, cujo sistema MyLink recomendou calibrar os pneus com nada menos que 1.279 psi! Por outro lado, a pane não foi generalizada: alguns carros desses mesmos modelos não apresentaram tal falha.

Pane no sistema multimídia MyLink, da Chevrolet, recomenda calibrar os pneus com até 1.000 psi
Dono de Chevrolet Corvette compartilhou a pane em redes sociais: no caso dele, sistema MyLink recomendou calibrar os pneus com 480 psi

Para efeito de comparação, os fabricantes geralmente recomendam calibrar os pneus com valores em torno de 30 psi. Até mesmo veículos pesados, que rodam com maiores pressões, não costumam ultrapassar a marca de 100 psi. Assim sendo, nem seria possível atingir os índices na casa dos 1.000 psi recomendados pelo Chevrolet MyLink.

Segundo o site TheDrive, a GM não emitiu qualquer esclarecimento sobre a pane no MyLink. Entretanto, para a sorte dos proprietários dos veículos atingidos, a falha, aparentemente, desapareceu do mesmo modo que surgiu: repentinamente. Alguns motoristas relataram que os alertas sobre baixa pressão dos pneus simplesmente sumiram, enquanto outros tiveram que atualizar o sistema para eliminar o problema.