UAI

Nissan Sentra muda só três meses após ser lançado no Brasil

Atualização alterou, em especial, a dianteira do sedan

Publicidade
Visual é idêntico ao que estreou na China no ano passado
Visual é idêntico ao que estreou na China no ano passado Foto: Visual é idêntico ao que estreou na China no ano passado

Que a Nissan demorou muito para lançar o Sentra 2024 ao Brasil, todo mundo já sabe. Inicialmente, o fabricante pretendia começar a vender o sedan no país em 2021, mas o cronograma sofreu atrasos, devido, principalmente, à pandemia. Desse modo, a chegada ocorreu, literalmente, tarde demais: cerca de três meses após o desembarque, que enfim aconteceu no último mês de março, o modelo já está de cara nova.

Ocorre que a Nissan acabou de lançar a linha 2024 do Sentra nos Estados Unidos, cuja maior novidade é uma reestilização. As alterações concentram-se na dianteira, que ganhou uma grande mais larga, com trama filetada. O para-choque também foi redesenhado e exibe recortes mais pronunciados onde antes estavam instalados os faróis de neblina.

No mais, os faróis principais receberam máscaras negras, enquanto a logo do fabricante foi trocada pela última versão. Por outro lado, nas laterais, o Nissan Sentra 2024 exibe apenas rodas redesenhadas. Na traseira, as novidades também são discretas e concentram-se na base do para-choque.

O motor 2.0 aspirado de ciclo Atkinson não mudou, mas o câmbio automático do tipo CVT, com oito marchas simuladas, ganhou aperfeiçoamentos para tornar a operação mais suave. Outra novidade é a adoção de um sistema start-stop.

No interior, o Nissan Sentra 2024 também manteve o visual já conhecido. Porém, ganhou equipamentos: agora, nos Estados Unidos, todas as versões vêm de série com o pacote Safety Shield, que reúne monitor de ponto cego, frenagem automática de emergência com detector de pedestres (inclusive em marcha-a-ré), alerta de tráfego cruzado, alerta de saída de faixa e assistente de farol alto.

E como fica o Nissan Sentra 2024 no Brasil?

A situação do Nissan Sentra no Brasil é curiosa: o sedan com visual antigo chegou ao país já incluído na linha 2024. Assim, a tendência é que a reestilização só estreie por aqui no ano que vem, no modelo 2025. Isso, porque tanto o mercado nacional quanto o estadunidense são abastecidos pela mesma fábrica, localizada em Aguascalientes, no México.

Vale lembrar que o Nissan Versa acaba de passar por uma situação semelhante. O sedan compacto, que também vem do México, receberá uma reestilização em breve, cujo lançamento ocorreu há cerca de seis meses no país de origem.