Durante a apresentação da nova Blazer EV, a Chevrolet adiantou que o SUV elétrico será usado como viatura policial nos Estados Unidos. A variante foi desenvolvida como veículo de perseguição, daí a denominação PPV (Police Pursuit Vehicle). Para isso, a marca escalou a versão esportiva SS.
Vai ficar difícil fugir de uma viatura elétrica com 565cv de potência e 89,5kgfm de torque. E esse colosso está disponível imediatamente. A aceleração até os 100km/h dura menos de 4 segundos, o que é bem bom para um veículo que carrega baterias pesadas.
Um veículo de perseguição não fica rodando as ruas, como um de usado para rondas. Ainda assim, a Chevrolet adiantou que a nova Blazer EV da Polícia usará o maior pacote de baterias disponível, capaz de dar autonomia de 515 quilômetros. Melhor, se o policial parar 10 minutos para comer uma rosquinha o veículo ganha 125 quilômetros de autonomia se estiver ligado a um sistema rápido de carregamento.
Nova Blazer SS ganha para-choque de impulsão
Outra vantagem da viatura estar baseada na versão SS é o visual. A nova Blazer já tem um design atlético, misturando força e aerodinâmica. Somado aos acessórios típicos - como para-choque de impulsão, uma luz auxiliar junto à coluna A e o "giroflex" no teto - o veículo fica ainda mais bacana. As rodas pretas são diferentes da versão SS, e possivelmente são em aço para dar mais robustez.
O interior não foi mostrado, mas a Chevrolet prometeu um amplo espaço para acomodar equipamentos. Fica no ar se os policiais poderão se divertir com a tela de 17,7 polegadas do sistema multimídia. Ao menos quadro de instrumentos digital de 11 polegadas deve ser mantido. Já o teto solar panorâmico...
Como se trata de um uma viatura de perseguição, o porta-malas não será usado para carregar os detidos. Ainda bem, já que o espaço é até bom para bagagem, mas para carregar pessoas não parece ser adequado.
Trailblazer brasileira também é usada como viatura
Aliás, nesse ponto a Chevrolet Trailblazer usada por várias forças policiais do Brasil é melhor, já que tem um porta-malas bem maior. Depois da "Baratinha", que é a versão rádio-patrulha do Fusca, e a "Veraneio Vascaína", a Trailblazer é uma das viaturas mais emblemáticas no país.
Curte o mundo automotivo? Então, confira o canal do VRUM no Youtube
Porém, a nova Blazer EV chega a ser mais em conta que o Trailblazer. Fabricada no México, a versão SS custa 65.995 dólares, cerca de R$ 350 mil. Enquanto isso a nossa Trailblazer parte de R$ 367.690. Mas, claro, essa é apenas uma comparação lúdica, já que os modelos têm propostas muito diferentes.