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Nova caminhonete RAM 1200 está em testes no gelo: por quê?

Flagra mostra picape, que terá produção nacional, em meio à neve na Suécia

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Modelo exibia camuflagem pesada
Modelo exibia camuflagem pesada Foto: Modelo exibia camuflagem pesada

Quem acompanha o VRUM já sabe que a Stellantis trabalha em uma inédita picape com arquitetura do tipo monobloco, porém maior que a Fiat Toro. A reportagem, inclusive, chegou a flagrar uma unidade em testes, mas ainda utilizando a carroceria do modelo da marca italiana. A nova caminhonete em questão é a RAM 1200, que terá produção nacional: agora, porém, ela foi vista na Suécia!

O flagra, publicado pelo site Ford Authority, mostra unidades das RAM 1200 com camuflagem pesada em meio à neve da Escandinávia. A carroceria já é definitiva, mas os veículos ainda não utilizam todas as peças definitivas: os faróis, por exemplo, parecem ser os do Jeep Renegade, enquanto as lanternas são as da Fiat Toro.

Testes em situações de frio extremo são comuns na fase de desenvolvimento de novos veículos: muitos deles ocorrem justamente na Suécia, durante o início do ano, quando é inverno no continente Europeu. O objetivo desses testes é precisamente o de certificar que as condições climáticas extremas não desencadearão algum tipo de problema.

Outra função desses testes é a de calibrar os sistemas eletrônicos de auxílio à direção, como os freios ABS e o controle de estabilidade, para atuação em vias encobertas por neve. Assim, o produto estará apto à comercialização em países mais frios. Mas, se a nova caminhonete será fabricada em Goiana (PE), no Brasil, por que avaliá-la em situações que não existem no mercado local?

Muito simples: é que a Stellantis pretende comercializar a RAM 1200 em vários outros países, inclusive nos Estados Unidos e no Canadá. Todavia, vale lembrar na região mais austral da própria América do Sul, que integra os territórios de Chile e Argentina, as temperaturas já chegam a atingir vários graus negativos durante o inverno.

Nova caminhonete RAM 1200 será vendida em vários países

O Ford Authority, aliás, destaca que a RAM 1200 será uma concorrente direta para a Ford Maverick, que está vendendo muito bem nos Estados Unidos. O site salienta ainda que outros fabricantes também vão desenvolver novas caminhonetes compactas (para os padrões do mercado local, já que, no Brasil, tais modelos são intermediários), devido ao crescimento dessa categoria.

No mais, as informações reveladas pelo site são aquelas já conhecidas aqui no Brasil. A nova caminhonete RAM 1200 utilizará um inédito motor 2.2 turbodiesel, com potência na casa dos 200cv, e um 2.0 Tigershark turbo a gasolina, com cerca de 250cv. As opções mecânicas serão as mesmas tanto na América do Norte quanto no Brasil: a diferença é que, por aqui, esse segundo propulsor será flex.

Ambos os motores serão acoplados a um câmbio automático ZF de nove marchas e chegarão a outros produtos da Stellantis. O 2.0 turboflex deverá equipar o Jeep Commander, que, aliás, é "irmão" de plataforma da RAM 1200, junto Renegade, Compass e Toro. Já o 2.2 turbodiesel vai equipar outra nova caminhonete da Stellantis, só que de porte maior e da marca Fiat, baseada na Peugeot Landtrek.

Curiosamente, uma das fotos mostra unidades da RAM 1200 ao lado de uma Fiat Strada. A picape de menor porte, inclusive, não exibe qualquer tipo de camuflagem, uma vez que o visual dela já é conhecido. Possivelmente, a Stellantis deve ter aproveitado para testar o modelo com o novo motor 1.0 turboflex em baixíssimas temperaturas.

https://www.youtube.com/watch?v=HbAC1T73Ppk