O novo Porsche 911 GT3 RS, revelado pela fabricante alemã, é irmão do 911 GT3 R, mas diferente do layout de três radiadores visto neste último, o novo modelo conta com um radiador grande. Ele é centralizado no nariz do carro, posicionado onde o bagageiro se localiza.
O carro é esportivo e foi concebido para a alta performance, com propulsor de 525 cv de potência e sistemas de arrefecimento e de aerodinâmica.
Radiador central
O radiador centralizado é o ponto chave para o notável impulso na performance do Porsche 911 GT3 RS.
Esse conceito já havia sido utilizado, pela primeira vez, no 911 RSR, vencedor em sua classe de competição em Le Mans, e, posteriormente, no 911 GT3 R.
No entanto, a diferença é que, no novo modelo RS, não são utilizados três radiadores, mas apenas um centralizado no bagageiro. Essa disposição permite usar o espaço liberado nas laterais para integrar elementos aerodinâmicos ativos.
Com isso, os elementos do aerofólio ajustável na frente e no aerofólio traseiro de duas peças, combinados a diversas outras medidas aerodinâmicas, oferecem 409 kg de pressão aerodinâmica a 200 km/h. Isso significa que o novo 911 GT3 RS gera duas vezes mais força de sustentação negativa que seu antecessor da geração 991.2 e três vezes mais corrente do que o atual 911 GT3 (geração 992).
Além disso, o sistema de redução de arrasto (DRS) possibilita que os aerofólios fiquem planos ao toque de uma tecla, dentro de uma faixa de operação específica. Isso faz com que o veículo atinja baixo arrasto e altas velocidades em retas.
A função de frenagem aerodinâmica é ativada durante a frenagem de emergência em altas velocidades. Nesse momento, os elementos do aerofólio na frente e na traseira ficam em posição elevada, visando um máximo efeito de desaceleração aerodinâmica que assiste, significativamente, os freios da roda.
Design do Porsche 911 GT3 RS prioriza a aerodinâmica
O visual do Porsche 911 GT3 RS é caracterizada por um grande número de elementos aerodinâmicos funcionais.
O recurso mais notável do carro esportivo GT é o aerofólio traseiro tipo pescoço-de-ganso, que é significativamente maior em todas as dimensões. Pela primeira vez, então, um carro Porsche possui borda superior do aerofólio traseiro maior que o teto do automóvel.
As ripas por trás das rodas dianteiras, no estilo do 911 GT1 vencedor da Le Mans, reduzem a pressão dinâmica nas caixas da roda. E as lâminas laterais atrás da entrada garantem que o ar seja direcionado para a lateral do veículo. Ao mesmo tempo, aletas no teto direcionam o ar para fora, garantindo temperaturas de admissão mais baixas na traseira.
A caixa da roda traseira conta, também, com uma entrada e uma lâmina lateral para otimização da vazão de ar.
O interior do veículo tem acabamento no estilo RS característico: em couro preto, Racetex e fibra de carbono. Isso confere uma ambientação esportiva ao carro.
Três modos de condução
O novo Porsche oferece três modos de condução: Normal, Sport e Track.
No modo Track, as configurações básicas podem ser ajustadas individualmente. Dentre outras configurações, a carga de amortecimento dos eixos dianteiro e traseiro (PASM) podem ser ajustadas separadamente e em vários estágios. O modo de atuação do bloqueio do diferencial traseiro (PTV Plus) também pode ser configurado através de seletores no volante.
Motor do novo Porsche 911 GT3 RS
O motor é aspirado de 4.0 litros e de altas rotações. Ele foi otimizado da versão 911 GT3.
O aumento na potência, que chega a 525 cv, é obtido, primariamente, através de novas árvores de comando de válvulas com perfis de came modificados. O sistema de admissão e um acionamento de válvula rígido foram trazidos do automobilismo.
O Porsche 911 GT3 RS acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 296 km/h na sétima marcha.
Construção leve
A construção leve é um princípio básico de todos os modelos RS desde o lendário 911 Carrera RS 2.7.
Graças a diversas medidas de construção leve, como o amplo uso de fibra de carbono, o Porsche 911 GT3 RS pesa apenas 1.450 kg, mesmo contando com vários componentes maiores.
As portas, aerofólios dianteiros, teto e tampa dianteira, por exemplo, são feitos de fibra de carbono. A fibra de carbono também é usada na parte interna, nos bancos.
Os discos de freio, por sua vez, são de compósito de cerâmica (PCCB). De série para o Brasil, eles trazem discos de 410mm no eixo dianteiro e discos de 390mm no eixo traseiro.
Outro item de série são as rodas de liga leve forjadas com travamento central. Pneus esportivos para estrada medindo 275/35 R 20 na frente e 335/30 R21 na traseira garantem um alto nível de aderência mecânica.
Disponível com os pacotes Clubsport e Weissach
O 911 GT3 RS está disponível com o pacote Clubsport. Sem custo adicional, ele inclui uma gaiola de proteção em aço atrás dos bancos, um extintor de incêndio portátil e cintos de segurança de seis pontos para o motorista.
O pacote Weissach inclui valor adicional, mas dispõe de mais elementos. Dentre eles, estão: a tampa frontal, o teto, partes do aerofólio traseiro e a estrutura superior dos espelhos externos com acabamento em fibra de carbono. As barras anti-rolagem dianteira e traseira, as hastes de acoplamento traseiras são feitas de fibra de carbono também e contribuem ainda mais para o aperfeiçoamento da dinâmica de condução.
O novo Porsche já está disponível para encomendas no Brasil e tem preço público sugerido de R$ 1.769.000,00