O novo VW Polo GTS está previsto para chegar ao mercado ainda neste ano, trazendo entre as novidades faróis de LED matriarcais. São as primeiras informações oficiais da montadora sobre o novo modelo. O novo hatch compacto da marca será o único do segmento a oferecer tal equipamento desde as suas versões mais básicas.
Segundo Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil, a importância de um bom conjunto de iluminação vai além de segurança e conforto, já que envolve tecnologia, design e estilo também.
“Com o novo VW Polo, pensamos desde início para trazer opções mais avançadas e que mantivessem o Polo como referência no segmento. Uma delas foi a iluminação, embarcando em toda linha alta tecnologia com itens de série”.
Ciro Possobom
O processo é trabalhoso
Para o desenvolvimento de um nova peça de carro, são necessários cerca de dois anos. Durante esse período, são realizados inúmeros estudos e testes até a chegada da versão final do equipamento.
No caso dos faróis de LED da Volkswagen, o projeto teve duração de 24 meses. Nesse tempo, ele foi dividido em seis etapas principais: planejamento do produto, desejos de design, viabilidade técnica, protótipos e pré-validação, validação do produto e, por fim, produção.
O objetivo do projeto era desenvolver, para o novo VW Polo, uma tecnologia de iluminação que entregasse mais segurança, conforto e tecnologia.
De acordo com Antonio Carnielli Jr., diretor-adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen do Brasil, o processo de criação e validação de qualquer peça demanda um trabalho extenso da equipe.
"Faróis, assim como todas as peças de iluminação, são partes delicadas e bastante técnicas, com necessidade de envolver diversas áreas dentro da própria engenharia, como elétrica, segurança e desenvolvimento, mas, também, outras áreas, como o design. São diversos protótipos até chegarmos na peça que será instalada no carro”.
Antonio Carnielli Jr.
Os faróis de LED
O LED, com sua eficiência e durabilidade, reduz em até 95% o consumo de energia e dura 25 vezes mais que um conjunto halógeno convencional. Além disso, há também redução de sete gramas no consumo de CO² por ano.
O novo conjunto de iluminação do novo VW Polo é composto por farol alto, baixo e sinalização diurna totalmente em LED. Com isso, ele poderá alcançar fluxo luminoso de mais de 700 lúmens de intensidade. Isso significa um aumento de mais de 50% comparado ao halógeno e mais de 130 metros de distância de alcance (85% maior que o halogênio).
IQ. Light
Juntamente com os faróis de LED, o novo VW Polo GTS apresentará, também, tecnologia IQ. Light. Com ela, a linha GTS da marca ganhará uma assinatura mais marcante e esportiva, com os dois canhões de luz aliados ao exclusivo DRL (Daytime Running Light) duplo.
Além de estética e segurança, o novo conjunto de iluminação do hatch oferecerá alguns recursos inéditos que trazem tecnologia e conforto ao motorista. Isso inclui sistema de controle dos faróis que une informações captadas pela câmera atrás do retrovisor e do sensor embutido no emblema no para-choque dianteiro.
Ao mesmo tempo, com diferentes pontos de LED no canhão de luz do IQ. Light, a iluminação conta com tecnologia exclusiva: o FLA (Front Lightning Assistant). Ela coordena o farol alto de acordo com a detecção de veículos a frente ou no outro sentido, apagando e acendendo os diferentes trechos de LED do IQ. Light, sem ofuscar outros motoristas.
Nós já dirigimos um VW Polo GTS; assista o vídeo!
Os preços do Novo Polo 2023 ainda não foram divulgados pela Volkswagen.
A previsão é que o Novo Polo 2023 chegue ao Brasil no segundo semestre de 2022.