UAI

Ônibus elétricos: Prefeitura de SP faz parceria para ampliar frota

Cidade de São Paulo não vai mais aceitar novos ônibus movidos a combustão na frota municipal

Publicidade
São Paulo possui a maior frota de ônibus elétricos do país (contando os movidos a bateria e também os trólebus)
São Paulo possui a maior frota de ônibus elétricos do país (contando os movidos a bateria e também os trólebus) Foto: São Paulo possui a maior frota de ônibus elétricos do país (contando os movidos a bateria e também os trólebus)

A cidade de São Paulo está investindo em mobilidade urbana sustentável. Na última semana, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) se reuniu com representantes do governo, da Câmara e da SPTrans para tratar da aquisição de novos ônibus elétricos para a frota municipal.

A Enel X, empresa multinacional de energia, também deve participar do processo de troca dos atuais ônibus urbanos movidos a diesel por modelos elétricos. A empresa ficou responsável por ajustar questões logísticas, de infraestrutura e viabilizar a aquisição de novos veículos.

“A cidade de São Paulo sempre está em busca de projetos e soluções para melhorar o meio ambiente. Essa parceria com a Enel X é muito importante porque a redução de ônibus a diesel na nossa cidade vai permitir que diminua o índice de mortes e doenças respiratórias causadas pela poluição do ar”

Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo

São Paulo (SP) não vai mais aceitar novos ônibus movidos a combustão na frota municipal, somente elétricos ou de zero emissão. A meta anunciada é de que, em 2024, 20% da frota seja formada de ônibus elétricos ou de zero emissão.

A adoção de mais ônibus elétricos na frota municipal permite que São Paulo avance na melhoria da qualidade do ar e se alinhe às políticas públicas mais modernas existentes no planeta em relação à mobilidade urbana. As viagens se tornarão mais silenciosas, confortáveis e vão impactar diretamente na saúde de toda a população da região metropolitana, ao reduzir a emissão de gases poluentes.

A prefeitura já havia divulgado em setembro que proprietários de carros elétricos ganhariam desconto no IPTU. O desconto, que pode chegar a R$3.292, faz parte de um novo decreto municipal. A redução deve acontecer de forma gradativa, de modo que os carros mais baratos receberão os maiores descontos no imposto.

A cidade tem 18 ônibus elétricos movidos a bateria e, no ranking nacional de maiores frotas, perde apenas para Salvador - que tem 20 modelos em circulação. São Paulo, contudo, possui 201 trólebus - uma alternativa de zero emissão que consiste em um ônibus elétrico movido por cabos de energia na parte superior.

Assista ao vídeo e conheça o Caoa Chery Icar, um dos carros elétricos mais acessíveis do país:

https://youtu.be/qt2gowkBTv8