UAI

Em pane, 10 táxis autônomos param ao mesmo tempo e bloqueiam trânsito

Problemas de conexão à internet teriam causado a perda do sinal dos veículos

Publicidade
Cruise é uma das empresas que operam táxis autônomos em São Francisco
Cruise é uma das empresas que operam táxis autônomos em São Francisco Foto: Cruise é uma das empresas que operam táxis autônomos em São Francisco

O trânsito da cidade de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos, sofreu um verdadeiro bloqueio devido a uma pane em pelo menos 10 táxis autônomos. Os veículos-robôs simplesmente pararam abruptamente, retendo o fluxo de veículos por cerca de 15 minutos. Várias vias sofreram retenções, sendo que duas delas ficaram completamente bloqueadas.

No momento do incidente, por volta das 23h do último dia 13, já eram esperadas complicações no trânsito, devido à realização do evento Outside Lands Music Festival, realizado no Golden Gate Park. Porém, a pane nos táxis autônomos tornou a situação muito pior, especialmente no bairro de North Beach, que não fica muito distante do local dos shows.

Aliás, curiosamente, o festival de música teria sido a principal causa das panes. De acordo com a empresa Cruise, responsável pelos táxis autônomos, o sinal de internet na região ficou sobrecarregado pelo público do evento, o que causou falhas na conexão. E teriam sido justamente essas quedas na banda larga as responsáveis pela imobilização dos veículos.

A empresa informou ainda que tomará medidas para que incidentes assim não voltem a acontecer. Ironicamente, as panes ocorreram no mesmo dia em que a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia aprovou extensões nas operações da Cruise e também da Waymo. Ambas poderão operar em um leque maior de horários e até em trajetos rodoviários.

Táxis autônomos já registraram outros problemas

Essa não é a primeira vez que a cidade de São Francisco registra incidentes assim. Há cerca de um ano, nada menos que 60 táxis autônomos pararam no meio do trânsito devido ao mesmo problema: perda de conexão com o servidor. Mais recentemente, outro veículo do gênero, da Waymo, atropelou e matou um cachorro.

Entidades municipais já questionam as ampliações nos serviços dessas empresas, alertando para a confiabilidade do sistema. Afinal, pelo visto, a simples vaidade de postar fotos e vídeos em redes sociais durante um festival de música pode causar sérios problemas para a mobilidade urbana.