UAI

Peugeot 208 é convertido em carro funerário na Argetina

O 208 ganhou um visual alongado um tanto quanto bizarro para acomodar os caixões que seguem para os funerais

Publicidade
O alongamento da parte traseira exigiu alterações na arquitetura CMP do modelo
O alongamento da parte traseira exigiu alterações na arquitetura CMP do modelo Foto: O alongamento da parte traseira exigiu alterações na arquitetura CMP do modelo

Muitos veículos inesperados já foram convertidos em carros funerários ao longo dos anos. Mas, agora, o Peugeot 208 acaba de se tornar, provavelmente, o ganhador dessa disputa. 

A conversão aconteceu na Argentina e foi feita pela empresa Carrozados Rosano, com sede na cidade de Córdoba. Esse 208 se transforma, então, em um veículo único e, certamente, uma das opções mais bizarras para transportar cadáveres até o cemitério.

Curiosamente, esta não é a primeira vez que um hatch compacto é escolhido pela empresa para ser adaptado para carro funerário. Um modelo da geração anterior também já havia sido usado para isso. 

As adaptações feitas no Peugeot 208

A parte dianteira do veículo funerário foi toda herdada do Peugeot 208. Isso inclui o para-choque, os faróis, a grade, o capô, o para-lamas dianteiros, as portas dianteiros, além do acabamento básico com os equipamentos de iluminação.

O mesmo se aplica às rodas, ao para-choque traseiro e às lanternas, que permanecem, praticamente, inalteradas.

As semelhanças, no entanto, param por aí, pois todo o resto é personalizado para atender às necessidades funerárias do carro.

A mudança mais previsível é, obviamente, a distância entre eixos significativamente alongada para carregar o caixão, o que exigiu alterações na arquitetura CMP do modelo. Isso torna o carro o mais longo do que qualquer outro Peugeot, incluindo o crossover 408, o sedã 508 e o SUV 5008.

O teto do veículo foi estendido também, permitindo maior altura livre e melhorando um pouco as proporções.

Além disso, as cinco portas convencionais do hatchback foram convertidas em uma carroceria com três portas somente, pois a parte traseira não é destinada a carregar passageiros e, logo, portas de acesso não é necessário. Há, apenas, uma tampa traseira, feita sob medida, para permitir a entrada e a retirada do caixão. Os painéis da carroceria são, também, sob medida, seguindo as linhas do original.

Quanto ao interior, a parte mais importante é a cama de aço inoxidável texturizada na parte de trás. Ela foi projetada para acomodar qualquer caixão.

A iluminação LED e os estofos laterais em material que imita couro dão um toque de luxo, garantindo que o último translado do individuo seja feito à altura.

A motorização

O Peugeot 208 funerário está equipado com um motor a gasolina Puretech de três cilindros naturalmente aspirado de 1,2 litro. Ele entrega 82cv de potência e 12kgfm de torque.

Apesar de não ser de alto desempenho, como esta não é uma prioridade no caso, a motorização serve para o gasto.

Nós testamos um Peugeot 208 1.0 Firefly; assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=uywQ1_wpFIU