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Polícia persegue Tesla que dirigia sozinho; motorista estava dormindo

Incidente aconteceu na Alemanha e o Tesla estava com o piloto automático ligado

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Imagem mostra o painel central do Tesla Model Y Long Range, modelo 100% elétrico com sistema de condução autônoma.
Imagem mostra o painel central do Tesla Model Y Long Range, modelo 100% elétrico com sistema de condução autônoma. Foto:

Tirar uma soneca depois do almoço já é algo comum para aqueles que podem desfrutar desse luxo – o que não era o caso deste motorista de Tesla que "dirigia" em piloto automático na Autobahn A70, na Alemanha. 

A autobahn faz parte do sistema rodoviário alemão, onde os motoristas podem dirigir sem limite de velocidade. Enquanto seguia pela via, um motorista acionou o controle de cruzeiro ativo de seu Tesla, ou piloto automático, e resolveu tirar uma soneca.

Para piorar a situação – já bastante inusitada –, policiais de trânsito de Bamberg, cidade na Alemanha, que estavam em patrulha na rodovia, resolveram escolher o Tesla para uma fiscalização rápida.

No entanto, como foi descrito pelos oficias, o motorista não atendeu aos pedidos para parar nem às sirenes da patrulha – afinal, ele estava dormindo.

O resultado foi, então, um carro de polícia seguindo um Tesla "dirigindo sozinho". Logo depois, os policiais notaram que o veículo se mantinha constantemente na mesma distância da patrulha à frente e a uma velocidade de 110km/h.

Eles perceberam, também, que o assento do motorista estava reclinado, os seus olhos fechados e as suas mãos, fora do volante. Assim, eles chegaram à conclusão de que o homem havia adormecido no volante, com o piloto automático ativado.

Imagem que mostra rodovia na Alemanha, com pista autobahn à esquerda do motorista.
As pistas de autobahn na Alemanha permitem que motoristas dirijam em alta velocidade

O motorista do Tesla só acordou depois de 15 minutos

Passados cerca de 15 minutos desde o início da operação dos policiais, o motorista do Tesla finalmente acordou e seguiu as instruções dadas.

Durante a fiscalização, os agentes alegaram que o homem apresentava sintomas relacionados ao uso de drogas.

Eles também encontraram uma espécie de peso no volante. Este teria sido usado para enganar a função de segurança do veículo, dando a impressão de que a mão do condutor estava no volante.

Embora os sistemas de direção autônoma sejam legais na Alemanha, todos eles são permitidos sob a condição de que o motorista se mantenha, sempre, sob vigília, pronto para reagir a qualquer eventualidade.

Além disso, como em qualquer outro controle de cruzeiro ativo, é necessário estar com as mãos no volante. Isso é monitorado a partir de um sensor na direção – o qual, no caso do motorista pego, foi ludibriado pelo pesinho colocado no volante por ele.

O homem teve a carteira de habilitação apreendida de forma cautelar, até que seja tomada uma decisão judicial sobre o assunto. A polícia apresentou queixa contra ele por "colocar em perigo o trânsito rodoviário".

Pilotos automáticos enfrentam polêmica na Alemanha

O episódio foi responsável por alimentar a atual polêmica acerca da segurança dos pilotos automáticos na Alemanha.

Desde setembro do ano passado, o assunto já vem sendo discutido pelas autoridades alemãs.

O VRUM já testou um Tesla Model Y; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=EI7cDfjq-F8