A começar pelos carros autônomos, não é novidade para ninguém que, cada vez mais, a tecnologia vem tomando o lugar dos humanos. Desta vez, quem parece estar em risco são os frentistas. Isso, porque uma empresa dinamarquesa, a Autofuel, criou um robô capaz de realizar o abastecimento dos carros nos postos de gasolina.
O serviço, que já é realidade na Finlândia, foi desenvolvido para ser compatível com qualquer tipo de carro: a combustão e também elétricos! Nesse caso, o robô pluga o veículo à rede elétrica.
Ele dispensa qualquer tipo de trabalho humano durante os abastecimentos; basta parar o carro e esperar o robô, acoplado a um sistema com os dados do motorista, funcionar.
O que é necessário para usufruir desse abastecimento robotizado nos postos de gasolina?
Para usufruir dos "robôs frentistas" nos postos de gasolina, o motorista, precisa, antes de tudo, realizar o cadastro no sistema da Autofuel. Isso é necessário para que informações como modelo do carro, tipo de combustível, dados para pagamento e placa sejam coletadas
Esses dados são utilizados para o reconhecimento do veículo e do condutor no momento da chegada ao posto. Através deles, o robô consegue, então, realizar o abastecimento correto, de acordo com as preferências do cliente, e o pagamento - automático - é possibilitado.
Feito o cadastro, o condutor deve instalar uma tampa de tanque de combustível especial em seu veículo e, em seguida, se dirigir a um dos postos de gasolina especializados para o serviço.
Quando o carro chegar em uma bomba Autofuel, uma telão (presente no posto) irá mostrar como o motorista deve estacionar o carro para que o robô consiga operar adequadamente.
A partir daí, o robô:
- Identifica a placa e o usuário;
- Com o braço mecânico, abre o tanque do veículo;
- Pega a bomba, coloca-a no bocal de combustível e o tanque é enchido.
Durante o processo, o cliente receberá informações na tela e uma mensagem aparecerá quando o abastecimento estiver completo.
Ao final, uma luz verde irá indicar ao motorista que ele poderá seguir adiante. O pagamento é debitado automaticamente quando o veículo sai do posto de gasolina (algo similar ao que acontece nas cobranças automáticas de pedágio).
A tecnologia virá ao Brasil?
Ainda não se sabe quando a nova tecnologia do robô frentista chegará ao Brasil - nem se ela chegará de fato.
Aqui, diferentemente de alguns países onde é comum o próprio motorista encher o tanque de seu carro, todos os postos de gasolina exigem, por lei, o serviço dos frentistas. Algumas das razões para isso estariam ligados à periculosidade de se mexer com materiais combustíveis e à manutenção dos empregos.
Bom, então, a "parte boa" de o Brasil ser atrasado em relação à Finlândia é que, pelo menos, alguns frentistas não têm seus empregos indo por água abaixo... Ainda.
Você conhece o canal do VRUM no Youtube?