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Preços dos carros subiram demais? Culpa é das concessionárias, diz estudo

Margem de lucro das revendedoras teria crescido a ponto de se tornar um problema econômico

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Associação dos fabricantes acredita que o mercado deve fechar 2023 com crescimento na faixa entre 5% e 7%
Associação dos fabricantes acredita que o mercado deve fechar 2023 com crescimento na faixa entre 5% e 7% Foto: Associação dos fabricantes acredita que o mercado deve fechar 2023 com crescimento na faixa entre 5% e 7%

Os preços dos carros subiram demais nos últimos anos, superando, inclusive, os índices inflacionários. E isso não ocorreu apenas no Brasil: consumidores de outros países também sofrem com esse fenômeno. Mas por que isso ocorre? De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, essa alta deve-se, principalmente, às crescentes margens de lucro das concessionárias.

Esse estudo, conduzido pelo economista Michael Havlin e publicado pelo Wall Street Journal, mostra que as margens de lucro das revendedoras aumentaram durante a pandemia de Covid-19. Mas o pior é que, desde então, elas continuaram subindo. De acordo com a pesquisa em questão, a margem de lucro das concessionárias sobre cada veículo saltou de 4,9% em 2019 para 11,5% em 2022.

A consequência disso foi um aumento nos preços dos carros, que, nos Estados Unidos, subiram 16% entre 2019 e 2022. Pelo menos 1% desse percentual deve-se ao aumento nas margens de lucro das revendedoras. Vale lembrar que, durante a pandemia, o governo local concedeu incentivos aos consumidores, que, por sua vez, aproveitaram para comprar veículos novos.

Boris Feldman aponta outros motivos para o aumento nos preços dos carros: assista ao vídeo!

https://youtu.be/27WBVJeReDA

Cabe ressaltar que aumentos nas margens de lucro das concessionárias não são ruins somente para os consumidores. Os próprios fabricantes não costumam aprovar essa prática, já que a consequente alta nos preços pode fazer com que as vendas de carros diminuam, resultando em menor lucratividade para o setor industrial.

Por sua vez, a Associação Nacional de Concessionárias de Automóveis, claro, discordou dessas informações. Por meio de um porta-voz, a entidade alegou que, segundo a lógica do estudo, qualquer pessoa ou empresa que revendeu um carro por um preço acima daquele prescrito pela tabela teria, então, contribuído com esse fenômeno.

Além dos carros, preços de outros produtos também sofreram escalada

Os carros, aliás, não foram os únicos produtos cujos preços subiram exageradamente ao longo dos últimos anos. Outro estudo, realizado pelo Federal Reserve Bank de Kansas City, também nos Estados Unidos, informou que o crescimento das margens de lucro em diversos setores correspondeu a mais de 50% da inflação no ano de 2021. Já uma estimativa da Toyota prevê que a tendência de alta deve se manter. Haja bolso!