A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8/9), aos 96 anos. O anúncio foi feito pelas redes sociais da Família Real Britânica. A monarca deixa uma história repleta de fatos curiosos, como suas paixões por cães e automóveis.
Nascida em 1926, Elizabeth era conhecida também por ser fã de carros. Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, ela prestou serviços ao exército britânico como motorista e mecânica.
Um fato curioso sobre a rainha foi que ela era a única pessoa do Reino Unido autorizada a dirigir sem habilitação, documento que ela nunca teve. Essa situação era explicada pelo fato de que, por lá, a carteira de motorista é emitida 'em nome da Rainha', o que lhe dá o direito de dispensar o documento.
Land Rover Defender
Além de amar cachorrinhos da raça Corgi, a rainha Elizabeth II também adorava veículos Land Rover. Com mais de 30 exemplares de diferentes anos e versões, a fabricante produziu um Land Rover Defender 2002 especialmente pra ela.
Nos últimos anos, Elizabeth II foi frequentemente fotografada dirigindo alguns de seus Royal Land Rovers, todos equipados com uma estatueta de um cão labrador no meio do capô.
Em maio de 2002, a rainha Elizabeth II recebeu de presente uma limusine Bentley, modelo de luxo na cor vinho com teto preto. O presente foi dado pelo Consórcio Empresarial Britânico, em homenagem ao Jubileu de Ouro. Como todos os carros oficiais da rainha Elizabeth II, a limusine Bentley também ostentava na parte frontal, sobre o teto, uma placa com o brasão pessoal monarca.
Desfiles de carros para a rainha Elizabeth II
Quando a rainha Elizabeth II completou 90 anos, em 2017, carros antigos foram estacionados no pátio do Palácio de Buckingham, em Londres. Era uma parte de uma exibição de 90 veículos motorizados, históricos, construídos na Grã-Bretanha. Mais uma prova do interesse incondicional da rainha por todos os tipos de carros.
Os carros sempre foram uma atração a parte na vida e nas comemorações da rainha Elizabeth II. Durante o Platinum Pageant, em 5 de junho deste ano, um desfile de carros antigos pelo Mall, em Londres, marcou parte das celebrações do jubileu de platina da rainha. Foram quatro dias de comemorações nacionais para homenagear o momento histórico, com um concurso de um dia inteiro enfatizando o recorde da monarca de 96 anos no trono.
Range Rover
Em abril de 2022, a rainha foi vista dirigindo pela última vez. O veículo era um Range Rover de terceira geração, lançado em 2001, que deixou de ser produzido há mais de 10 anos.
Rainha Elizabeth II adorava seus carros ingleses. Que não eram mais ingleses... (por Boris Feldman)
A rainha Elizabeth II adorava automóveis e ainda dirigia até o início deste ano. Mas, o que não se sabe é se seus súditos lhe contaram que nenhuma das famosas marcas inglesas de sua garagem pertencia mais a empresas britânicas, reflexo da completa decadência da indústria automobilística do Reino Unido. Assista ao vídeo e entenda:
A Bentley, que no passado era associada à Rolls-Royce, pertence atualmente ao grupo Volkswagen e continua a produzir modelos de luxo. A rainha Elizabeth II usava o State Limousine.
A Daimler pertencia à Jaguar e ambas se associaram à outra inglesa famosa, a Land Rover. Entretanto, as três marcas, depois de mudarem de mãos algumas vezes, foram parar na Índia sob o comando do megaempresário Ratam Tata. O Daimler da rainha Elizabeth II era um 2001 V8, clone do Jaguar XJ. E este ano ela foi flagrada ainda dirigindo um Range Rover.
E, finalmente, a mais badalada e sofisticada fábrica de automóveis inglesa, a Rolls Royce, virou germânica e pertence hoje à BMW. Que aliás, é dona também de outra famosa britânica, a Mini Cooper.
A rigor, a única famosa inglesa que permanece sob controle de investidores locais é a Aston Martin. Mesmo assim, em declarado namorico com a Mercedes-Benz. Pequenas fábricas de esportivos como McLaren e Caterham ainda mantêm sua identidade inglesa.
Outras duas foram adquiridas por empresas chinesas: Lotus e MG. Fábricas de porte que ainda permanecem no Reino Unido são filiais de grandes multinacionais como a Vauxhall, da Opel, atualmente Stellantis, e a Nissan.