Vendido originalmente de 1961 a 1994 na Europa, o famoso hatchback Renault 4 voltará a ser produzido em breve. Remodelado para se tornar um SUV elétrico, o veículo tem estreia marcada para o dia 17 de outubro, no Salão do Automóvel de Paris 2022.
O evento francês é um dos maiores encontros automotivos do mundo, junto com outros em Genebra (Suíça), Frankfurt (Alemanha) e Detroit (EUA).
Mesmo antes da sua revelação completa no primeiro dia do evento, já é possível ter um gostinho de como será o novo Renault 4 Concept - nomenclatura oficial do veículo conceito. O fabricante francês divulgou nesta semana dois teasers do novo SUV, que, além de apresentar um aspecto aventureiro, chega num formato bem maior que a versão clássica.
As imagens mostram apenas a silhueta do veículo num contraste de luz que deixa tudo mais misterioso. É possível ver que o carro tem uma suspensão alta, rodas off-road, rack de teto e visual de crossover. Tanto o contorno quanto a parte frontal são integralmente inspirados no clássico Renault 4L.
Provavelmente a plataforma do Renault 4 EV será a CMF B-EV da Renault, a mesma utilizada no novo Renault 5 e no sucessor elétrico do Nissan March. A montadora diz ser "a plataforma de elétrico compacto mais competitiva do mundo", com 400 quilômetros de autonomia.
Sobre o Renault 4L, a inspiração do novo carro elétrico
O Renault 4 foi um dos maiores sucessos da história da Renault, com mais de 8 versões produzidas ao longo de três décadas. O modelo foi fabricado em diversos países europeus - França, Espanha, Portugal, Bélgica, Irlanda e Eslovênia - e também em outros continentes, como África e Oceania. Até na América Latina, especificamente no México, no Chile, na Colômbia no Uruguai e na Argentina.
Típico do período do pós-guerra na Europa, o projeto tinha foco na funcionalidade e no preço acessível Consequentemente, o modelo exibia porte compacto, motores econômicos e interior despojado. O design era um reflexo dessas diretrizes, com linhas simples. Apesar de a estética nunca ter sido uma prioridade, o Renault 4 agradou pela praticidade e pela fama de robustez mecânica.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no Youtube!