No Brasil, o Renault Clio está fora de linha desde 2016. O hatch permaneceu no mercado local por cerca de 20 anos, período durante o qual contabilizou duas gerações. Porém, o modelo continuou em produção em outras regiões do planeta, inclusive na Europa, onde já está três linhagens à frente. E é justamente por lá que a gama acaba de passar por uma série de atualizações.
As mudanças mais perceptíveis, claro, estão no design. Cabe esclarecer que o modelo não é completamente novo: trata-se de uma reestilização, já que a carroceria, de quinta geração, foi mantida. Ainda assim, a Renault mexeu bastante no Clio, reprojetando faróis, grade frontal e para-choque. Detalhe interessante é a fileira de pequenas linhas de LEDs em formato de "V" nas extremidades dianteiras.
No mais, as alterações foram superficiais. O hatch exibe um novo para-choque também na traseira: ali, as lanternas também exibem novo arranjo de luzes, mas mantiveram o formato anterior. Novas rodas nas laterais completam o conjunto de mudanças estéticas. Já o interior, por sua vez, praticamente não mudou.
O Renault Clio de quinta geração já exibia uma central multimídia com tela vertical, que pode ter 9,3 polegadas nas versões top de linha. Os instrumentos também estão reunidos em uma tela digital, nesse caso com até 10 polegadas. E não faltam sistemas semiautônomos de direção, como assistentes de permanência em faixa e controlador de velocidade adaptativo, além de câmeras com visão em 360 graus.
Em relação à mecânica, o novo Renault Clio conta com uma gama completa. Há opções 1.0 a gasolina, de aspiração natural ou turbo, 1.5 turbodiesel e até 1.0 movido a gás natural. Há ainda uma versão híbrida, que conjuga uma unidade 1.6 a combustão a outra elétrica.
Novo Renault Clio virá ao Brasil?
Se você gostou do hatch, infelizmente, a resposta é não. No lugar do Clio, a Renault pretende comercializar no Brasil um inédito SUV compacto, baseado na nova geração do Dacia Sandero. Esse veículo já está em testes no país e deve chegar ao mercado no ano que vem.
Porém, se serve de consolo, o novo SUV compacto da Renault vai a plataforma, que é a CMF-B, com o Clio. O motor 1.0 turbo do hatch europeu também chegará ao país junto com o novo modelo, que poderá aproveitar o nome Stepway.
Por que os preços dos carros subiram tanto no mercado brasileiro? Boris Feldman explica em vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!