O Renault Kwid ficou famoso por ser um projeto tão econômico, que a marca retirou um parafuso de cada roda para poupar uma graninha. É isso mesmo, ao invés de trazer os tradicionais quatro parafusos por roda, esse compacto tem apenas três.
E agora, quando o modelo comemora cinco anos de lançamento, podemos ver o quanto valeu a pena economizar um simples parafuso de roda. A marca anunciou que, nesse período, o hatch compacto já emplacou mais de 300 mil unidades no Brasil.
Se multiplicarmos essas 300 mil unidades por quatro, que é o número de parafusos que cada Renault Kwid deixa de gastar (um por roda), chegamos à marca de 1,2 milhão de parafusos de roda que a marca francesa já economizou só com os veículos que rodam no Brasil.
Renault Kwid é o segundo carro mais barato do Brasil
Hoje, o Renault Kwid é o segundo carro mais barato do Brasil. A versão 1.0 Zen é vendida a partir de R$ 65.790. O compacto sempre disputa com o Mobi qual é o mais barato do país, mas atualmente é o subcompacto da Fiat que leva a melhor, vendido a partir de R$ 63.390 no pacote 1.0 Like.
Confira quem venceu o comparativo entre o Mobi Trekking e o Kwid Outsider
A versão de entrada do Renault Kwid traz de série airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, Isofix, luzes de circulação diurna, ar-condicionado, monitoramento da pressão dos pneus, direção elétrica, rádio e rodas fixadas por três parafusos. O motor 1.0 flex tem até 71cv de potência e 10kgfm de torque.
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Mesmo tendo ganhado uma reestilização recente, em 2022 o modelo não apresenta um bom desempenho em vendas. Ele está em 15º no ranking de emplacamentos da Fenabrave, entre automóveis e comerciais leves. Seu concorrente Fiat Mobi está em oitavo.
Versão elétrica custa R$ 146.990
O Renaut Kwid E-Tech, versão 100% elétrica do hatch compacto, foi lançada no Brasil. As primeiras unidades do veículo, importado da China, acabam de desembarcar por aqui. O motor elétrico tem 65cv de potência e 11,5kgfm de torque. A bateria de 26,8 kWh dá autonomia de 298 quilômetros no uso urbano, pelo ciclo do Inmetro. A recarga é feita em uma hora e meia ligado a um sistema rápido, 5 horas no wallbox e 13horas na tomada de 220V.