No mês de julho a Japan Airlines começou a testar uma nova modalidade de voo. A ideia é reduzir o peso durante as viagens, o que também vai diminuir a quantidade combustível queimado em cada trecho, reduzindo também as emissões de gases de efeito estufa. Assim surgiu o serviço "Any Wear, Anywhere", onde os passageiros não deverão levar roupas para a sua viagem.
O leitor estava pensando o que? Que os passageiros da Japan Airlines iriam viajar pelados? Não, seria muito ousado! Trata-se de uma medida ambiental. O plano é fornecer roupas para os turistas que forem visitar o Japão por meio de uma empresa de aluguel.
Confira o custo do aluguel de roupas
Mas, se a companhia aérea vai economizar com combustível (em prol do meio ambiente!), o turista vai ter que colocar a mão no bolso. Para uma temporada média no Japão, a Any Wear, Anywhere calcula que o gasto fica entre 34 e 48 dólares , algo entre R$ 170 e R$ 240 na conversão direta. Os americanos, que ganham em dólar, receberam bem a ideia, já que esse valor é uma barbada.
Para escolher as roupas, os clientes entram no site da Any Wear, Anywhere e vão filtrando: feminino ou masculino; estação do ano; estilo elegante ou casual; e o número (tamanho) de cada peça. Para finalizar, basta determinar o período de locação e o local da entrega (no hotel).
O interessante é que tudo isso ainda é um teste, e não se sabe se o serviço será mesmo sustentável. Além dos cálculos comparativos com o consumo de combustível, feito no período de um ano, as emissões com a entrega e a lavagem das roupas também vão entrar nessa conta.
O idealizador da Any Wear, Anywhere
"Adoro viajar e já estive em muitos países estrangeiros, mas nunca gostei de ficar arrastando bagagens ou lavar roupa no exterior”, disse à CNN Miho Moriya, o idealizador da ideia adotada pela Japan Airlines e gerente da Any Wear, Anywhere para a Sumitomo, empresa japonesa que cuida das reservas, entregas e higiene das roupas.
A linha de pensamento de Moriya é simples:
“Quando viajo, as três coisas mais importantes para mim são acomodação, alimentação e roupa”, acrescenta. “Quando viajamos para o exterior, há hotéis e restaurantes que oferecem hospedagem e alimentação no local, mas não roupas. Por que temos que trazer nossas roupas de casa?”.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!